edifícios sustentáveis

Poupar 75% na conta da luz e água? Neste edifício é possível

Há um edifício em Espanha, um caso emblemático de construção eficiente, que mostra ser possível economizar 75% na conta da luz e água. Trata-se da atual sede da Agência Andaluza de Inovação e Desenvolvimento (IDEA), construída há uma década pelos arquitetos César Ruiz-Larrea, Eduardo Prieto González, Antonio Gómez Gutiérrez e Jaime López de Asiain. Conceberam o projeto “como um ser vivo”, com soluções passivas, algumas inspiradas na tradição andaluza, e com a incorporação de tecnologias que transformaram a estrutura externa numa máquina capaz de produzir e trocar energia. O resultado é uma economia de até 75% no consumo energético.
comprar casa

Eficiência energética: o que se deve avaliar antes de comprar casa

A eficiência energética é um dos principais fatores valorizados durante a avaliação de uma casa por impactar significativamente o consumo de energia. Segundo o relatório “Energia em Números” de 2022, 40% das habitações portuguesas apresentam uma classe energética abaixo de C e 66% abaixo de B, numa escala que varia entre A+ (muito eficiente) e F (muito pouco eficiente). Daí ser tão importante avaliar bem os diferentes critérios de eficiência energética antes de comprar casa. 
poupar nas faturas

10 dicas para poupar nas faturas da luz e gás

A fatura da eletricidade e do gás vai subir nos próximos meses para todos os consumidores e alguns já estão a sentir o aumento da despesa no orçamento familiar. No artigo da Deco Alerta desta semana, deixamos-te algumas dicas para começar a poupar nas contas da luz e gás desde já.
Poupar no consumo de água

Como reduzir o consumo de água em casa? Explicamos tudo

Com o preço dos combustíveis e da energia em alta, as famílias portuguesas procuram cada vez mais soluções para poupar nas despesas mensais. Uma delas pode passar mesmo por controlar o consumo de água em casa, de forma a reduzir a fatura a pagar no final do mês. Mas como é que isto se faz? Explicamos tudo neste artigo da Deco Alerta.