A resposta é Lisboa, que ocupa o primeiro lugar num ranking que contempla 15 regiões. O Algarve está na 4ª posição.
Comentários: 0
Nómadas digitais em Lisboa
Photo by Claudio Schwarz on Unsplash

O interesse dos nómadas digitais por Portugal não é recente, tendo ganho força nos últimos tempos, marcados pela pandemia da Covid-19 e, claro, pelo teletrabalho, que impulsionou novos estilos de vida. E a verdade é que o país tem sido escolhido por muitos destes profissionais para trabalhar remotamente. Não é de todo surpreendente, por isso, que Lisboa ocupe o primeiro lugar da tabela dos melhores locais para um nómada executivo viver. Um ranking que contempla 15 regiões e no qual também se encontra o Algarve, que ocupa a 4ª posição. Esta é uma das conclusões do relatório Savills Executive Nomad Index. 

Segundo a consultora Savills, Lisboa já era no período pré-pandemia um destino de eleição para os nómadas digitais, um cenário que ganhou agora ainda mais força. 

“O clima de sol e praia, associado a um custo de vida competitivo, constituem fatores aliciantes que têm atraído talentos qualificados à capital. Os novos dados do relatório da Savills demonstram igualmente que a capital portuguesa apresenta níveis de poluição baixos, oferece também vantagens no que às acessibilidades e conexões de transportes diz respeito, com o Aeroporto de Lisboa muito próximo do coração da cidade”, aponta a consultora, em comunicado.

Nómadas digitais em Portugal
Photo by Bench Accounting on Unsplash

“Lisboa está a tornar-se cada vez mais internacional”

Citado na nota, Ricardo Garcia, Residential Director da Savills Portugal, adianta que “os jovens profissionais alugam pequenos apartamentos no centro” da capital. Por outro lado, adianta, “as famílias procuram casas maiores em Lisboa ou Cascais, uma comunidade à beira-mar próxima das melhores escolas internacionais”. “Os empresários da área da tecnologia são também atraídos pelo estatuto florescente de Lisboa como um centro tecnológico. Os custos imobiliários são baixos e existe uma forte reserva de talentos locais, sendo que as empresas estão a mudar a sua sede para Portugal, estando a cidade a tornar-se cada vez mais internacional. Não vejo Lisboa ou Portugal a abrandar tão cedo", acrescenta. 

Também a região do Algarve dá cartas na realidade do trabalho remoto, salienta a Savills, salientando que ocupa a 4ª posição da lista. “Oferece muitos dos mesmos benefícios de Lisboa, nomeadamente o clima característico do sul de Portugal e as suas magníficas praias que não deixam ninguém indiferente”, lê-se no documento. 

De referir que no segundo e terceiro lugares da tabela encontram-se, por esta ordem, Miami (EUA) e Dubai (Emirados Árabes Unidos). Barbados surge na 5ª posição, a seguir ao Algarve, e Barcelona (Espanha) na 6ª. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta