Ricardo Salgado acusa BdP de fazer cair BES com apoio do Governo
Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), acusou o Banco de Portugal (BdP) de ter feito cair a instituição com o apoio do Governo, salientando que, sem a intervenção do regulador, esta “não teria colapsado”.
Comporta: arresto afasta investidores até “situação estar clarificada”
O investidor norte-americano que em parceria com a Armory Merchant tem estado interessado em adquirir a Comporta vai afastar-se do tema na sequência do arresto de bens da herdade. “Vamos afastar-nos até a situação estar clarificada”, revelou Asher Edelman.
Tivoli pede ajuda para salvar hotéis
O atraso na venda do grupo Tivoli Hotels & Resorts em Portugal, devido ao processo de insolvência da Rioforte, levou a empresa a recorrer ao Processo Especial de Revitalização (PER) em duas das suas empresas, a Hotéis Tivoli e a Marinotéis.
Sabes quantos governantes estão expostos à queda do império Espírito Santo?
Entre acionistas de empresas do Grupo Espírito Santo que faliram e portadores de contas com mais de 100 mil euros no BES, há 16 governantes portugueses que assistiram, na primeira fila, à queda do império Espírito Santo.
KPMG rejeita aprovar contas semestrais do BES
O auditor KPMG recusou-se a dar parecer às contas semestrais do Banco Espírito Santo, sobretudo porque administração não se responsabilizou pela informação financeira.
Tranquilidade vendida a fundo norte-americano por 50 milhões
A seguradora Tranquilidade vai ser vendida a preço de saldo ao fundo norte-americano Apollo Global Management. No âmbito desta operação, a seguradora foi avaliada em cerca de 220 milhões de euros, mas o encaixe final para o Novo Banco deverá rondar os 50 milhões.
BdP já está a descongelar contas da família Espírito Santo
O Banco de Portugal (BdP) já começou a descongelar contas de familiares de antigos administradores do Banco Espírito Santo (BES). Algumas dessas contas foram, no entanto, deixadas sem dinheiro.
Rumores do dia
Governo pondera regresso da CES em 2015: O Governo não apresentará mais propostas para uma reforma global das pensões, mas não afasta a hipótese de voltar a fazer cortes temporários. Nesse sentido, a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) poderá estar de volta em 2015, até porque, segundo alguns constitucionalistas, o Tribunal Constitucional (TC) deixou a porta aberta para tal. (Jornal de Negócios)
Rumores do dia
Crise no BES abre porta a fusões e aquisições na banca portuguesa: A crise no Banco Espírito Santo (BES) deverá abrir a porta a novas fusões e aquisições na banca portuguesa.
Rumores do dia
Luanda passa a controlar o BES Angola: Luanda vai assumir o controlo do BES Angola, através de uma injeção de capital no banco. O BES perde a maioria, mas receberá o compromisso de que o empréstimo de 3.000 milhões ao banco angolano será reembolsado. (Jornal de Negócios)
Salgado suspeito de crimes graves e holding da família falida. O que vem a seguir?
O dia de ontem marca uma viragem na história económica, política e social do país. Ricardo Salgado, o todo poderoso banqueiro que até há duas semanas era o presidente do Banco Espírito Santo (BES,) foi detido e está indiciado por crimes graves e a empresa "estrela" da família faliu. Tudo com a diferença de escassos minutos.
Rumores do dia
BBVA cancela venda da filial em Portugal: Os problemas que assolaram o Grupo Espírito Santo (GES) e que estão a ter impacto no BES terão determinado o cancelamento da venda da sucursal do BBVA em Portugal.O grupo liderado por Francisco González considerou insuficientes as ofertas recebidas nas últim
Rumores do dia
Ricardo Salgado recebeu 14 milhões de euros e não 8,5 milhões: A comissão de 8,5 milhões de euros que o ex-presidente do BES Ricardo Salgado terá recebido foi afinal uma oferta/um presente no valor de quase 14 milhões de euros. Em causa está uma revelação feita no livro “O Último Banqueiro”, da autoria das jornalistas Maria João Babo e Maria João Gago, do Jornal de Negócios. (Jornal de Negócios)
Regulador investiga "ajuda" da PT ao Grupo Espírito Santo
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já tem uma investigação formal à compra de dívida do GES pela Portugal Telecom (PT). A empresa já está preparada para não receber o dinheiro - mas tenta ganhar garantias.
Vítor Bento vai liderar o BES, com Moreira Rato como financeiro
A solução de consenso chegou, finalmente, para a nova cúpula de poder do BES. Vítor Bento vai ser o novo presidente executivo do banco e João Moreira Rato será o novo administrador financeiro. Mas só assumem as novas funções após o fecho e a apresentação das contas do semestre, a 25 de julho.
Rumores do dia
Morais Pires pode estar envolvido em pagamentos "offshore": Amílcar Morais Pires, indicado por Ricardo Salgado para o suceder à frente do banco, poderá ter estado envolvido em pagamentos com "offshores".
Ruptura total na cúpula da família Espírito Santo
A cúpula da família Espírito Santo está em processo de rutura total. Em causa está, agora, uma crise na sucessão à liderança do BES, depois de Ricardo Salgado ter deixado a presidência do banco. Amílcar Morais Pires foi o escolhido para substituir Salgado, mas não foi um nome consensual.
"Irregularidades graves" e dívida escondida da dona do BES alertam justiça portuguesa
As "irregularidades graves" e os mil milhões de euros de dívida escondida nas contas da Espírito Santo International (ESI) estão a chamar a atenção da justiça portuguesa. A PGR ainda não recebeu a auditoria feita pelo BdP à principal holding do Grupo Espírito Santo (GES), mas Joana Marques Vidal está a ponderar pedi-la ao supervisor financeiro para averiguar se há matéria relevante para investigação.
Governo não quer bancos em crise a usar dinheiro dos depositantes
O Conselho de Ministros aprovou regras mais apertadas para os bancos que, no futuro, precisarem de recorrer à ajuda do Estado para se recapitalizarem.
accionistas e credores passam a pagar resgates bancários
após uma maratona de sete horas que entrou pela noite dentro, os ministros das finanças da união europeia chegaram na madrugada desta quinta-feira a acordo sobre as regras que orientarão os resgates dos bancos em apuros.
créditos à habitação de ex-funcionários do bpn assegurados pela cgd
os funcionários dispensados pelo bpn terão os respectivos créditos à habitação garantidos pela caixa geral de depósitos (cgd). em causa está um acordo entre o banco bic, o novo dono do bpn, e o estado, com o processo a ficar entregue ao banco estatal.
crédito à habitação: bancos norte-americanos condenados a indemnizar vítimas da crise imobiliária
cinco bancos norte-americanos foram condenados a indemnizar dois milhões de vítimas da crise no mercado imobiliário, sendo que algumas pessoas vão receber o montante em cheque enquanto outras vão ter uma redução na prestação mensal.