
Somague vai avançar com despedimento coletivo de 300 trabalhadores
A construtora Somague confirmou que vai avançar com um despedimento coletivo de 300 trabalhadores, para tornar a empresa competitiva. Uma decisão motivada pelas dificuldades em Angola e no Brasil, principais mercados internacionais onde opera.

Construção: Somague avança com despedimento coletivo de 270 pessoas
A quebra de negócio em Angola e no Brasil é o argumento dado pela Somague, detida pela espanhola Sacyr, para explicar o despedimento coletivo com que vai avançar. A construtora pretende reduzir cerca de 270 postos de trabalho e já informou os trabalhadores deste procedimento que visa ajustar a dimensão da empresa à nova realidade.
Sindicato da Construção Civil “sossega” trabalhadores da Soares da Costa
O presidente do Sindicato da Construção Civil, Albano Ribeiro, esteve reunido com um administrador da Soares da Costa e assegurou, no final do encontro, que a construtora não vai avançar com um despedimento coletivo e que vai acertar as contas em falta com os trabalhadores.

Rumores do dia
RTP decide até maio se avança com despedimento coletivo: O presidente da RTP, Alberto da Ponte, garantiu que até maio a empresa saberá se avança com um despedimento coletivo e apelou para que até àquela data seja encontrado “um caminho” com os sindicatos. Segundo o responsável, até maio é preciso ter encontrado “uma luz evidente que podemos ir por ali, ou então teremos de invocar um orçamento retificativo”. (Dinheiro Vivo)
despedimentos: funcionários passam a receber 12 dias de indemnização por cada ano de trabalho
a terceira fase da redução das indemnizações por despedimento entra em vigor nesta terça-feira.

despedimentos colectivos aumentaram 76% em 2012
a crise e austeridade continuam a deixar marcas no país, o que tem repercussões, por exemplo, no aumento da taxa de desemprego.

cimenteira secil reduz custos para resistir à crise
a cimenteira secil anunciou recentemente um despedimento colectivo que abrange 56 trabalhadores. agora, e para fazer face à crise, a empresa liderada por pedro queiroz pereira vai avançar com um programa alargado de redução de custos nas operações no mercado nacional.

cimenteira secil despede 56 trabalhadores para reduzir custos
a cimenteira secil vai dispensar 56 trabalhadores na sequência de um despedimento colectivo. em causa está, segundo uma fonte oficial da empresa, a “inquestionável necessidade de redução da dimensão da estrutura e dos custos”.

construção: edifer prepara despedimento de 200 trabalhadores
a construtora edifer está a preparar o despedimento colectivo de 200 trabalhadores, confirmou à agência lusa o presidente do sindicato da construção de portugal, albano ribeiro.

despedimento colectivo na parque expo arranca em breve
a parque expo vai iniciar em breve o processo de despedimento colectivo de trabalhadores, resultante da decisão do governo de extinguir a empresa.

governo dá instruções para despedimentos no novas oportunidades
as escolas estatais que têm centros novas oportunidades para extinguir receberam ordens do governo, através da agência nacional para a qualificação, para avançarem com despedimentos colectivos.
há salários atrasados em mais de 700 empresas
a autoridade para as condições do trabalho (act) acompanhou, no ano passado, 707 empresas com salários em atraso, afetando 7.166 trabalhadores, revela o seu relatório anual de 2011, que será divulgado esta sexta-feira.

construtoras vão despedir quatro mil trabalhadores este ano
mais quatro mil trabalhadores do sector da construção devem perder emprego este ano.

tribunais de trabalho têm mais 60 mil processos pendentes
embora o número de processos laborais que deram entrada nos tribunais de trabalho tenha diminuído ligeiramente em 2010, as acções judiciais que estão paradas nestes tribunais não pára de aumentar desde 2008.

em 2011 despedimentos colectivos duplicaram. e em 2012?
o número de processos de despedimento colectivo subiu significativamente em 2011 e os valores dos processos iniciados em dezembro passado revelam que 2012 não deverá ser diferente.