Bens penhorados

Penhoras de bens: imóveis lideram vendas no e-leilões

Desde 2016, ano em que foi lançado, o e-leilões vendeu 7,6 mil milhões de euros em bens penhorados, sobretudo imóveis. Foram realizados ao todo, até 2024, 92.536 leilões, o que dá uma média de 10 mil por ano. Imóveis (64%), direitos, como heranças e quotas de sociedades (14%), e veículos e mobiliário (7%) foram os ativos mais licitados, mas, em procura e em valor, o imobiliário lidera de forma destacada.
Casamentos e divórcios

Quanto mais gastas no casamento, maior a probabilidade de te divorciares

Quanto mais gastas no casamento, maior a probabilidade de te divorciares. Esta é uma das conclusões a retirar de um gráfico publicado no X (anteriormente Twitter) por JJ Velaz, fundador da Kosmos (empresa de entregas), que foi elaborado pelo cientista Randal S. Olson. O gráfico baseia-se nos dados do estudo "Um diamante é para sempre e outros contos de fadas: a relação entre as despesas do casamento e a duração do matrimónio", realizado por Andrew Francis-Tan e Hugo M. Mialon.
Viver sozinho

1 milhão de pessoas vive sozinha em Portugal: mais 18% que há 10 anos

Muito mudou em dez anos, sobretudo, o modo de viver em Portugal. Agora, há mais 18% de pessoas que vivem sozinhas nas suas casas, mostram os dados dos Census 2021 publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O aumento de famílias constituídas por só uma pessoa incentiva o mercado residencial a adaptar a sua oferta, colocando mais casas no mercado com apenas um quarto ou estúdios, por exemplo. Mas quais são as principais tendências na habitação identificadas em 2021? O idealista/news explorou os dados definitivos dos Census 2021 e explica tudo.
Casamentos em Portugal

“Onda” de casamentos em Portugal no pós-pandemia

Os casamentos celebrados em maio deste ano atingiram valores verificados no período pré-pandemia Covid-19, revelou esta sexta-feira (15 de julho de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). “Em maio de 2022, celebraram-se 3.503 casamentos, correspondendo a 1,3 vezes o número de casamentos realizados no mês de maio de 2021 (mais 887 casamentos). De janeiro a maio de 2022 foram celebrados 9.909 casamentos, mais 4.476 que no período homólogo de 2021”, lê-se no boletim do INE.  
Desemprego, doença e divórcio, “os três D da pobreza” – 1/3 das pessoas pobres tem emprego

Desemprego, doença e divórcio, “os três D da pobreza” – 1/3 das pessoas pobres tem emprego

O desemprego, a doença e o divórcio são fatores que contribuem para a entrada numa situação de pobreza em Portugal ou que impedem que se saia dessa condição, segundo o estudo “Pobreza em Portugal - Trajetos e Quotidianos”. O documento, que foi divulgado esta segunda-feira (12 de abril de 2021) e é promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, chama a esses três processos de produção, reprodução ou intensificação dessa situação “os três D da pobreza”. Uma das conclusões a retirar é que um terço das pessoas pobres (32,9%) tem emprego.
Pandemia é a gota de água para muitos casais

Pandemia é a gota de água para muitos casais

Paciência é coisa que muitos casais perderam em tempos de pandemia da Covid-19. São, afinal, muitos dias (e meses) a trabalhar em casa e a tentar conciliar da melhor forma possível a vida profissional com a amorosa. Mas nem sempre corre bem e dá-se a tão indesejada gota de água. A verdade é que os divórcios dispararam nos últimos meses: foram decretados 3.862 entre 1 de julho e 30 de setembro, mais 235 que no mesmo período do ano passado.
A casa depois do divórcio. E agora?

A casa depois do divórcio. E agora?

O que acontece à casa de morada da família quando há um ponto final numa relação? Com o divórcio – a pandemia da Covid-19 está a contribuir para que haja uma subida do número de ruturas das relações matrimoniais – são vários os assuntos que o (ex)-casal tem para tratar, mas há um que surge como prioritário: o que aconteca à casa? No artigo de hoje da Deco Alerta deixamos algumas dicas que podem ajudar a gerir da melhor forma possível um processo de divórcio, que já é por si só doloroso. 
Casais desesperados por comprar casa na China fingem divórcios

Casais desesperados por comprar casa na China fingem divórcios

Desesperados por comprar casa, e sem poder fazê-lo devido às restrições locais em vigor, há cada vez mais casais chineses a tentar contornar a inibição legal, através de uma burla em que fingem o divórcio e assim conseguem adquirir um imóvel. Mas uma família excedeu-se, realizando 23 divórcios e casamentos no espaço de um mês, e acabou sendo apanhada pelas autoridades.
Acabou o prazo internupcial: vai ser possível casar logo depois do divórcio ou viuvez

Acabou o prazo internupcial: vai ser possível casar logo depois do divórcio ou viuvez

A partir do 1 de outubro de 2019 já vai ser possível casar logo depois do divórcio ou da viuvez. O Governo publicou em Diário da República a nova lei que acaba com a obrigatoriedade de respeitar um prazo antes de voltar a casar. A alteração ao Código Civil também deitou por terra a discriminação a que as mulheres estavam sujeitas – tinham de esperar 300 dias para voltar a casar, quase o dobro do tempo dos homens (180 dias).
As 21 profissões com maior risco de gerar divórcios...

As 21 profissões com maior risco de gerar divórcios...

Quanto tempo passas no escritório a trabalhar? E em casa com a família? Sim, conciliar a vida profissional com a familiar nem sempre é tarefa fácil, mas há profissões mais propensas a divórcios que outras, nomeadamente porque implicam passar muito tempo fora de casa e/ou não têm horários definidos. 
Deco Alerta: O que fazer com a casa quando o casamento chega ao fim?

Deco Alerta: O que fazer com a casa quando o casamento chega ao fim?

A tua relação amorosa acabou e agora é hora de tomar decisões práticas, nomeadamente quanto à casa que têm em conjunto? Não te preocupes. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, vamos tentar ajudar-te a tornar menos dura esta fase da tua vida.
Radiografia do dia: Portugal é um dos países do mundo onde há mais divórcios

Radiografia do dia: Portugal é um dos países do mundo onde há mais divórcios

A frase “até que a morte nos separe” está a perder força na atualidade, já que há cada vez menos casais a envelhecer juntos. É na Bélgica que a taxa de divórcios é mais elevada, ronda os 70%. Ou seja, apenas três em sete casas ficam unidos até que ao final das suas vidas. Seguem-se Portugal, Espanha, Luxemburgo, Rep. Checa e Hungria, com taxas de divórcio também superiores a 60%.
abono de família: 25 mil pedidos de reavaliação desde janeiro

abono de família: 25 mil pedidos de reavaliação desde janeiro

os serviços da segurança social receberam 25 mil pedidos de reavaliação do abono de família desde o início do ano, sendo que menos de metade já foram analisados: foram aceites 5.800, pelo que as respectivas famílias passaram a receber abono ou subiram no escalão deste apoio socialdesde outubro do an