A paixão de fotografar edifícios abandonados: “É no Norte que há mais”

Vivien Afonso tem 24 anos e é assistente dentária. Gonçalo Rodrigues, de 23, tem uma empresa de transportes. São namorados – anunciaram, recentemente, que vão viver juntos – e… apaixonados pelo mundo da fotografia. E também pela adrenalina e pelo mistério de explorar edifícios abandonados em Portugal e de descobrir alguns dos segredos que estes escondem. E fazem-no de uma forma bem peculiar: mascarados. “A ideia surgiu apenas por graça, dando assim um estilo diferente às fotos, um estilo mais sombrio. Ficou basicamente a nossa ‘imagem de marca’”, diz Vivien ao idealista/news, revelando que é “na zona Norte do país que se encontram mais” imóveis vazios, sem vida. 
Portugal é o segundo país da Europa que tem mais casas vazias

Portugal é o segundo país da Europa que tem mais casas vazias

Portugal tem casas de sobra. O problema? Não estão nas zonas onde há mais procura. Depois de Espanha, Portugal é o segundo país europeu com mais casas devolutas. Em 20 anos, construíram-se em média 80.000 casas por ano. Quer isto dizer que a cada cinco minutos nascia uma casa, que pode estar agora ao abandono.
Descobre este velho castelo abandonado na Escócia

Descobre este velho castelo abandonado na Escócia

Quase engolido pela natureza das Highlands da Escócia esconde-se o Castelo Buchanan, um complexo abandonado e praticamente em ruínas que teve a sua época de esplendor no início do século XX. De castelo familiar passou a hotel nos anos 1920, a hospital durante a Segunda Guerra Mundial e a escola do exército no pós-guerra. Isto até cair no esquecimento, nos anos 1950.