Do luxo à ruína: 6 hotéis portugueses que o tempo apagou
Há um encanto melancólico em percorrer corredores vazios, quartos empoeirados e salões luxuosos – locais onde reinava o requinte e agora reina o silêncio.
Aprovadas alterações para requalificar prédios na Fontes Pereira de Melo
A Câmara de Lisboa alterou os termos para a aprovação do projeto de requalificação de três edifícios abandonados na Avenida Fontes Pereira de Melo, aceitando o pagamento de uma compensação monetária, em vez da instalação de uma creche.
De abandonados a ativos estrela: imóveis obsoletos viram oportunidade?
O mercado imobiliário global enfrenta um desafio significativo: a crescente degradação de milhares de imóveis que, se não se adaptarem às novas exigências do mercado, correm o risco de serem abandonados.
A paixão de fotografar edifícios abandonados: “É no Norte que há mais”
Vivien Afonso tem 24 anos e é assistente dentária. Gonçalo Rodrigues, de 23, tem uma empresa de transportes. São namorados – anunciaram, recentemente, que vão viver juntos – e… apaixonados pelo mundo da fotografia. E também pela adrenalina e pelo mistério de explorar edifícios abandonados em Portugal e de descobrir alguns dos segredos que estes escondem. E fazem-no de uma forma bem peculiar: mascarados. “A ideia surgiu apenas por graça, dando assim um estilo diferente às fotos, um estilo mais sombrio. Ficou basicamente a nossa ‘imagem de marca’”, diz Vivien ao idealista/news, revelando que é “na zona Norte do país que se encontram mais” imóveis vazios, sem vida.
Fábrica Confiança: autarquia de Braga acusada de transformar local numa “lixeira a céu aberto"
A Plataforma Salvar a Fábrica Confiança veio acusar a Câmara de Braga de transformar aquele monumento de interesse público “numa lixeira a céu aberto”, depositando ali resíduos que estão a contribuir para a degradação dos edifícios, “a contaminar os solos” e “as linhas de água subterrâneas”.
A beleza do património esquecido ou em ruínas: este fotógrafo “caça” abandonados por todo o país
Espaços abandonados, na grande maioria vandalizados ou em ruínas, deixados à sua sorte. André Ramalho percorre o país à procura de locais com histórias para contar.



Da beleza ao abandono: velhos pianos esquecidos em mansões europeias
O artista francês Romain Thiery apresenta no seu novo trabalho "requiem pour pianos" uma série de fotografias de mansões abandonadas na Europa, com foco nos velhos pianos deixados para trás, deixados ali de propósito, diante da impossibilidade de movê-los, evocando um passado onde tiveram uma vida e
Novo centro de congressos no Grande Porto: Adega Cooperativa de Paredes vai transformar-se
A Câmara de Paredes expropriou com caráter de urgência o edifício da adega cooperativa local, por cerca de 779 mil euros, que irá dar lugar a um centro de congressos. O projeto de reabilitação deverá custar 3,8 milhões de euros.



Da beleza ao abandono: os edifícios mais estranhos do mundo
Os projetos que hoje mostramos deveriam ter sido o orgulho de toda uma nação. Infelizmente, estas construções ficaram pela metade, tendo sido relegadas ao abandono.



A beleza do abandono: a natureza recupera o seu lugar nestes hotéis no Japão
O processo de expansão urbanística chega muitas vezes ao fim quando é necessário abandonar espaços que ficam desertos e/ou caem em desuso. Deviam ou podiam ser reabilitados, mas tal não acontece e a natureza acaba por recuperar o seu lugar. O fotógrafo Shane Thoms viajou pelo Japão em busca de hotéis abandonados. O resultado é surpreendente.



As imagens do fim do mundo... da cultura pop
Hoje apresentamos uma galeria de fotos que te fará viajar até um passado recente. Quem nasceu no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 poderá “sentir-se velho”. Fica o aviso...
Açores: antigo hotel Monte Palace reabre em 2021
Está encerrado há 28 anos e deverá abrir renovado em 2021. Falamos do antigo hotel Monte Palace, localizado junto ao miradouro da Vista do Rei, com vistas deslumbrantes sobre a Lagoa das Sete Cidades, na ilha de São Miguel, Açores.



Da beleza ao abandono: fotos impressionantes de uma universidade em ruínas na Bélgica
Este é mais um exemplo de um lugar relegado ao abandono. Desta vez mostramos-te uma universidade em ruínas na Bélgica. Um edifício onde a poeira acumulada convive pacificamente com uma aura de mistério. As salas de aula desta universidade parecem sussurrar lições antigas de química, direito ou outros assuntos. Nas fotografias poderás ver móveis antigos ou, quem sabe, fantasmas. Ousarias caminhar por estes corredores?



Lugares abandonados que foram engolidos pela natureza
Desde estradas e casas até grandes centros comerciais. A natureza recupera o seu espaço nestes lugares abandonados, que foram fotografados pelo artista Johnny Joo nos EUA. Desde 2012 que este jovem de Cleveland (Ohio) se dedica a fotografar locais que outrora contavam uma história bastante diferente daquela que contam hoje. Coberta de árvores e de vegetação: assim é a beleza ao abandono.



Da beleza ao abandono: Mundial de Futebol põe em perigo este velho palácio na Rússia
O fotógrafo italiano Roberto Conte visitou recentemente a cidade russa de Nizhny Novgorod, onde capturou imagens (incríveis) de vários monumentos ameaçados pelo Mundial de Futebol de 2018. Este enorme palácio de congressos construído no final do século XIX, que agora te apresentamos, corre mesmo o risco de ser demolido.



Da beleza ao abandono: espetaculares fotos de uma fábrica em ruínas em... Nova Iorque
Durante 123 anos, a refinaria de açúcar da Domino Foods funcionou perfeitamente em Brooklyn, Nova Iorque. Depois de fechar, em 2004, a fábrica ficou ao abandono. Entretanto começaram as obras de remodelação do espaço, onde serão construídas torres residenciais, escritórios e um grande parque com vista para Manhattan. Antes disso o fotógrafo Paul Raphaelson conseguiu entrar local... e registar as imagens que te vamos mostrar.
Portugal é o segundo país da Europa que tem mais casas vazias
Portugal tem casas de sobra. O problema? Não estão nas zonas onde há mais procura. Depois de Espanha, Portugal é o segundo país europeu com mais casas devolutas. Em 20 anos, construíram-se em média 80.000 casas por ano. Quer isto dizer que a cada cinco minutos nascia uma casa, que pode estar agora ao abandono.



Este “zoo humano” em Paris recriou a vida nas colónias francesas… com pessoas
Nas florestas de Vincennes, em Paris (França), sobram os vestígios daquela que foi uma exposição pública para promover o colonialismo francês há mais de 100 anos: uma espécie de zoológico humano. Em 1907, no Jardin d’Agronomie Tropicale, seis povos diferentes representavam as colónias francesas da época: Madagáscar, Indochina, Sudão, Congo, Tunísia e Marrocos. E a verdade é que para recrear a vida e a cultura desses locais… foram utilizadas pessoas originárias dessas terras remotas.



Vende-se uma ilha privada nas Bahamas... com direito a castelo nazi abandonado
A ilha de Darby, nas Bahamas, faz parte de um arquipélago de mais de 300 ilhas. São 554 hectares de paraíso e 14 (deslumbrantes) praias. Já foi colocada à venda várias vezes, mas verdade é que esconde uma história (muito) estranha, ou se quisermos, insólita. O seu preço? Está à venda por 39 milhões de dólares (33 milhões de euros).



"Fordlândia": a cidade fantasma que o magnata Henry Ford criou na Amazónia
O que começou como um sonho, para muitos dos funcionários da Ford na Amazónia (Brasil), acabou como uma espécie de pesadelo, depois do projeto de fabricação de borracha - na década de 30 - ter falhado. A fábrica “made in america” - que prometia o sonho americano - criada para 10.000 mil trabalhadores, foi abandonada e está agora povoada por cerca de 2.000 mil sem abrigo, entre casas sem eletricidade ou água.
Descobre este velho castelo abandonado na Escócia
Quase engolido pela natureza das Highlands da Escócia esconde-se o Castelo Buchanan, um complexo abandonado e praticamente em ruínas que teve a sua época de esplendor no início do século XX. De castelo familiar passou a hotel nos anos 1920, a hospital durante a Segunda Guerra Mundial e a escola do exército no pós-guerra. Isto até cair no esquecimento, nos anos 1950.



Um passeio pelo fantasmagórico balneário britânico que esteve mais de 20 anos ao abandono
No século XVIII, o balneário de Buxton Crescent converteu-se num lugar de recreio da nobreza britânica. A sua construção foi impulsionada pelo quinto Duque de Devonshire e, durante quase dois séculos, pelas suas águas termais passou a nata da alta sociedade do Reino Unido, nobreza incluída.



Os efeitos da bolha imobiliária: exemplos de esqueletos arquitetónicos em Espanha
O fotógrafo francês Loic Vendrame esteve em Espanha “à caça” de estruturas arquitetónicas incompletas e abandonadas na sequência da bolha imobiliária que se verificou no país, tendo lançado uma coleção fotográfica que designou como “Future Dust, Future Rust”. Começou com este projeto em 2016 e mantem-no atualizado no Instagram.



Um hotel abandonado em forma de cruzeiro fantasma
Na ilha de Koh Chang, na Tailândia, encontra-se encalhado um cruzeiro fantasma no meio de um resort que está também abandonado. O cenário parece ter sido retirado de um filme de terror, sobretudo tendo em conta o interior do barco – há corredores que fazem lembrar o célebre “The Shining”, de Stanley Kubrick.



Os esqueletos imobiliários das cidades fantasma chinesas vistos do céu
A expansão imobiliária na China deixou marcas um pouco por todo o país. A bolha imobiliária no gigante asiático é bem visível do céu, permitindo perceber que há vários “edifícios cadáveres” e verdadeiras cidades fantasma, onde abundam prédios e urbanizações vazias. São exemplo disso as metrópoles de Chenggong, Erenhot ou Ordos, por exemplo, que aguardam por novos habitantes apesar do preço elevado das casas.