Eleições legislativas em Itália

Itália: Meloni vai liderar o governo mais à direita desde a II Guerra

Itália prepara-se para ter o governo mais à direita desde a Segunda Guerra Mundial e o primeiro de sempre liderado por uma mulher. Isto porque a coligação de direita e extrema-direita, liderada pelo partido Irmãos de Itália (FdI, na sigla em italiano), terá obtido entre 41% e 45% dos votos nas legislativas em Itália, segundo as sondagens à boca das urnas.
Eleições legislativas desde 1975 à lupa

Eleições legislativas desde 1975 à lupa: o que foi mudando

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Será assim mesmo? As opiniões podem dividir-se, mas esta imagem que agora mostramos é esclarecedora: mostra como os eleitores e os vários partidos políticos se manifestaram nas eleições legislativas que já se realizaram no país desde 1975. Em 2022, recorde-se, o PS de António Costa foi o grande vencedor, tendo ganho com maioria absoluta. A abstenção, por seu turno, continua elevada, apesar de ter sido inferior à verificada nas legislativas de 2019 e 2015.  
Resultados Legislativas 2022

Novo Governo e Parlamento quando? Explicamos tudo (atualizada)

Os resultados das eleições legislativas 2022 estão à vista e dão a grande vitória ao PS de António Costa, que conquistou a maioria absoluta com 117 deputados. E quando é que o novo Governo pode tomar posse? Cabe ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dar o primeiro passo. Explicamos quais são os principais momentos de todo este processo.
Resultados das eleições legislativas 2022

Resultados das legislativas: como se explica a maioria absoluta do PS?

Os portugueses votaram no passado domingo, dia 30 de janeiro de 2021, e decidiram. O grande vencedor das eleições legislativas antecipadas de 2022 é o PS de António Costa, que conquistou 41,68% do total de votos e elegeu 117 deputados, conseguindo, assim, a maioria absoluta no Parlamento. Mas não foi o único a vencer: o Chega e a Iniciativa Liberal multiplicaram o número de deputados. Já a CDU e o BE dividiram e o CDS ficou pela primeira vez fora da Assembleia da República. Conhece aqui os principais resultados das legislativas 2022.
Eleições legislativas 2022

Calendário das eleições legislativas 2022: datas para votar

As eleições legislativas de 2022 vão realizar-se dentro de duas semanas, a 30 de janeiro, dia em que os portugueses serão chamados às urnas para escolher o novo Governo. Apesar de esta ser a data oficial, é possível votar antes do dia das eleições em segurança. Como?