Pode votar-se antes do dia das eleições. Sabe como e quais os prazos a cumprir para garantir o voto antecipado a tempo.
Comentários: 0
Eleições legislativas 2022
Pexels

As eleições legislativas de 2022 vão realizar-se dentro de duas semanas, a 30 de janeiro, dia em que os portugueses serão chamados às urnas para escolher o novo Governo. Apesar de esta ser a data oficial, é possível votar antes do dia das eleições em segurança. Como? Através do voto antecipado, que está previsto para internados, presos, residentes em lares, deslocados no estrangeiro ou em mobilidade. O idealista/news preparou um guia com as principais datas a reter.

Votar no dia as eleições

Para votar no dia 30 de janeiro de 2022, basta saber onde estás recenseado. Podes consultar aqui o local onde deves votar.

Também podes enviar um SMS para o número 3838 com RE (espaço) número de identificação civil (espaço) data de nascimento, no formato ano mês dia: AAAAMMDD. Exemplo: RE 987897987 20021225.

Nesse terás de levar um documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade), preferencialmente uma caneta e, ainda, a máscara.

Voto antecipado em mobilidade

Para votar antecipadamente, deves increver-te entre 16 e 20 de janeiro a plataforma eletrónica de Voto Antecipado da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) ou por via postal. A votação antecipada por mobilidade vai realizar-se no dia 23 de janeiro (próximo domingo).

Nesse terás de levar um documento de identificação (cartão de cidadão ou bilhete de identidade), preferencialmente uma caneta e, ainda, a máscara.

Nota importante: Se, por alguma razão, não conseguires ir votar no dia 23 no local que escolheste, podes sempre ir votar dia 30 na tua mesa de voto habitual.

Voto antecipado em mobilidade
Photo by Element5 Digital on Unsplash

Voto antecipado para residentes em lares

Os portugueses que residem em estruturas residenciais (lares) ou instituições similares no concelho onde estão recenseados e não devem ausentar-se devido à pandemia, devem fazer a inscrição de voto antecipado entre os dias 20 e 23 de janeiro.

A votação vai decorrer entre 25 e 26 de janeiro, sendo que os eleitores devem aguardar, em dia e hora previamente anunciadas a presença do presidente da Câmara Municipal, ou de quem o substitua, na morada indicada onde se encontram a residir, para exercer o seu direito de voto.

Voto antecipado para deslocados no estrangeiro

Nestes casos, a votação antecipada para as legislativas 2022 vai realizar-se entre 18 e 20 de janeiro nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Deves levar contigo cartão de cidadão, bilhete de identidade ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte. Está tudo explicado aqui.

Votar em confinamento obrigatório
Pexels

Eleitores em confinamento obrigatório: como votar?

Se o seu confinamento obrigatório for decretado até ao oitavo dia anterior ao das eleições e a morada de confinamento se situar no concelho onde te encontras recenseado, podes efetuar o requerimento para voto antecipado através da Plataforma Eletrónica entre 20 e 23 de janeiro.

Caso não possa efetuar o registo na plataforma, poderá alguém que te represente solicitar a tua inscrição junto da junta de freguesia mediante exibição de procuração simples, acompanhada de cópia do documento de identificação civil do requerente. Neste folheto informativo está tudo explicado, passo a passo.

Voto antecipado para eleitores presos e doentes internados

Doentes internados e presos tiveram de se inscrever na plataforma de Voto Antecipado até ao dia 10 de janeiro de 2022.

Nestes casos, a votação vai decorrer entre 17 e 20 de janeiro de 2022. Será necessário aguardar, em dia e hora previamente anunciados, a presença do presidente da Câmara Municipal, ou do seu representante, no estabelecimento prisional ou hospitalar, para exercer o teu direito de voto.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade