
Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito, este domingo (24 de janeiro de 2021), Presidente da República (PR) para os próximos cinco anos, tendo ganho as presidenciais 2021 com 60,7%. Ana Gomes ficou em segundo lugar (12,9%) e André Ventura em terceiro (11,9%). A abstenção bateu recorde (mais de 60% dos eleitores não foram às urnas), mas ainda assim foi inferior ao previsto em tempos de pandemia da Covid-19.
Trata-se do terceiro melhor resultado de sempre em presidenciais, desde 1976, o que significa que o PR reeleito ficou apenas atrás dos 70,35% com que Mário Soares garantiu a reeleição em 1991 e dos 61,59% com que, dois anos após a revolução de abril, o general Ramalho Eanes foi eleito chefe de Estado.
Importa ainda referir que Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os 308 concelhos do país e que só não teve mais de 60% em seis distritos: Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Ana Gomes, que ficou em segundo lugar em 90 concelhos, tem como pior posição relativa o quarto lugar, que atingiu em 26 concelhos. Já André Ventura, que ficou em terceiro lugar na votação global, ficou em segundo lugar em 204 concelhos, tendo obtido as melhores votações no Alentejo, com 34% em Mourão, 31% em Monforte e em Moura, 29% em Elvas e 25% em Alter do Chão.
Para poder comentar deves entrar na tua conta