Novo escândalo: Portugal deu 'vistos gold' a estrangeiros corruptos

Novo escândalo: Portugal deu 'vistos gold' a estrangeiros corruptos

O programa dos vistos gold em Portugal continua a dar que falar e não é pelos melhores motivos. Depois de em 2014 ter rebentado o caso de estrangeiros que receberam vistos dourados em troca de subornos a governantes e altos quadros do Estado, agora ficou a saber-se que há um novo escândalo à volta do programa que tem alimentado muito do dinamismo do setor imobiliário nacional nos últimos anos: vários empresários estrangeiros envolvidos em casos de corrupção no Brasil e Angola, por exemplo, obtiveram autorização de residência em Portugal.

Bahama Leaks, novo escândalo internacional de offshores apanha 28 portugueses

Há um novo escândalo internacional de poderosos apanhados com dinheiro em paraísos fiscais. E, mais uma vez, há portugueses "metidos ao barulho". Micael Gulbenkian, sobrinho-neto do fundador da Fundação Gulbenkian, Pedro Morais Leitão, administrador da Oi, Joaquim Marques dos Santos, ex-presidente do Banif, são três dos 28 nomes de portugueses que constam do Bahama Leaks.

Contas de portugueses no estrangeiro vão ser investigadas pelo Fisco

O Fisco vai ter acesso às contas bancárias que os portugueses tenham no estrangeiro ou num paraíso fiscal, num total de 98 países. Com o objetivo de combater a evasão fiscal, Portugal vai promover a troca automática de informações com 55 países a partir do próximo ano e em 2018 juntam-se outros 43. O tema da fuga ao pagamento de impostos tornou-se mais crítico com o escândalo internacional do escândalo internacional Panama Papers, que apanhou poderosos e famosos de todo o mundo, incluíndo portugueses.
Vistos gold: António Figueiredo foi libertado

Vistos gold: António Figueiredo foi libertado

Em prisão domiciliária no âmbito do processo dos vistos gold, por ser suspeito de corrupção e outros crimes, o ex-presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo, foi libertado este fim de semana por ter expirado o prazo máximo da medida de coação.
Ex-Universidade Independente (onde se licenciaram José Sócrates e Armando Vara) está agora à venda

Ex-Universidade Independente (onde se licenciaram José Sócrates e Armando Vara) está agora à venda

A polémica Universidade Independente, que fechou em 2007 devido a vários escândalos de corrupção e fraude (e onde estudaram José Sócrates e Armando Vara, por exemplo), está agora à venda no mercado. Em causa estão as suas instalações no Parque das Nações, Lisboa. O imóvel é atualmente propriedade da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e está a ser vendido no idealista, por 7.500.000 euros.