
A residência de estudantes The Mile, um empreendimento de 35 milhões de euros localizado no barro das Olaias, em Lisboa, está de portas abertas, oferecendo 333 camas distribuídas por 315 estúdios individuais e nove estúdios duplos. Em causa está um investimento da M&G Real Estate, ramo imobiliário da M&G: uma empresa global de gestão de investimentos com sede no Reino Unido.
“A residência, entregue pelo promotor Value One no mês passado, encontra-se agora totalmente operacional e já recebeu os seus primeiros estudantes, antes do início do ano letivo”, refere em comunicado a M&G Real Estate.
Trata-se de um projeto adquirido em 2023 em nome do M&G European Living Fund, que se foca em ativos residenciais de alta qualidade nos mercados urbanos mais procurados da Europa. Segundo a empresa, o The Mile é o primeiro investimento Purpose-Built Student Accommodation (PBSA) da M&G em Portugal, somando-se ao seu portefólio de cerca de 9.000 camas em alojamento estudantil no Reino Unido, Europa e Ásia.
“Com mais de 140.000 estudantes inscritos nas universidades de Lisboa, o The Mile oferece alojamento de elevada qualidade para o próximo ano letivo, tendo já atingido 70% de ocupação. O empreendimento responde à grave escassez de alojamento estudantil em Portugal, uma vez que Lisboa continua a ser um dos mercados PBSA mais carenciados da Europa, faltando à cidade cerca de 30.000 camas”, lê-se na nota.

Residência de estudantes com 9.730 m2 é gerida pela Milestone
Em causa está uma residência de estudantes com 9.730 metros quadrados (m2) que será gerida pela Milestone, operador experiente de PBSA. “Foi concebida para promover o bem-estar dos estudantes, oferecendo espaços privados de elevada qualidade e uma série de comodidades partilhadas, incluindo piscina, ginásio, salas de estudo e multimédia, bem como uma cozinha partilhada”, adianta a M&G Real Estate, salientando que se trata de um edifício que cumpre elevados padrões de sustentabilidade.
Citado no documento, Federico Bros, Diretor de Investimento e Gestão de Activos para a Península Ibérica da M&G Real Estate, afirma que a abertura do The Mile não só responde à necessidade urgente de alojamento estudantil em Lisboa, como também reflete o compromisso da organização com a sustentabilidade e a regeneração urbana a longo prazo. “Estamos orgulhosos de receber estudantes numa residência que combina conforto, conetividade e sentido de comunidade”, comenta.
The Yard, projeto de habitação flexível nasce em 2027
De acordo com a M&G Real Estate, o seu portefólio na capital portuguesa Lisboa inclui ainda o The Yard, um empreendimento de habitação flexível adjacente à nova residência de estudantes, com conclusão prevista para 2027.
“Estes investimentos destacam a forte capacidade da M&G em identificar oportunidades localmente e a confiança a longo prazo no mercado residencial ibérico”, sublinha a empresa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta