Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Evasão fiscal

Últimas notícias sobre "Evasão fiscal" publicadas em idealista.pt/news

Pagamentos em dinheiro acima de 3.000 euros proibidos a partir de amanhã

A partir desta quarta-feira (23 de agosto) passa a ser proibido a um residente em Portugal fazer pagamentos em dinheiro vivo num valor igual ou superior a 3.000 euros, ficando sujeito a uma multa que vai dos 180 aos 4.500 euros. No caso dos particulares não residentes, o limite fica nos 10.000 euros.

Notícia sobre:

Fisco já é obrigado a divulgar transferências para paraísos fiscais

O valor total e o destino das transferências de dinheiro de Portugal para paraísos fiscais vão ser publicados anualmente a partir desta quinta-feira (4 de abril), dia da entrada em vigor de uma lei que aumenta as obrigações de reporte sobre “offshore”.

Notícia sobre:

Branqueamento de capitais com regras mais apertadas na Europa

As autoridades tributárias nacionais, responsáveis pelo combate ao branqueamento de capitais, vão ser obrigadas a partilhar automaticamente com as suas congéneres de outros países da União Europeia (UE) a informação sobre o saldo de contas bancárias, os rendimentos de juros e dividendos, bem como os beneficiários reais das empresas.

Notícia sobre:

Bahama Leaks, novo escândalo internacional de offshores apanha 28 portugueses

Há um novo escândalo internacional de poderosos apanhados com dinheiro em paraísos fiscais. E, mais uma vez, há portugueses "metidos ao barulho". Micael Gulbenkian, sobrinho-neto do fundador da Fundação Gulbenkian, Pedro Morais Leitão, administrador da Oi, Joaquim Marques dos Santos, ex-presidente do Banif, são três dos 28 nomes de portugueses que constam do Bahama Leaks.

Notícia sobre:

Vistos gold e arrendamento de quartos na mira do Fisco

O setor imobiliário está no foco principal das Finanças. A Autoridade Tributária está a investigar os negócios à volta dos vistos gold, bem como do alojamento local. O empolamento do valor dos imóveis por parte de mediadores e promotores imobiliários, no caso das licenças douradas, e a evasão fiscal com arrendamentos ilegais a estudantes e turistas, são as bases das investigações das Finanças em curso.

Notícia sobre:

Rede de fraude no IVA em telemóveis caçada pelo Fisco, depois de lesar Estado em 10 milhões de euros

Desde o início de 2015 que uma rede criminosa estava a desfalcar as Finanças de Portugal, falsificando operações de compra e venda de telemóveis, que lesaram o Estado em cerca de 10 milhões de euros. O esquema em carrossel no IVA acaba de ser desmontado pela Autoridade Tributária, em articulação com a GNR.

Notícia sobre:

Vives em Espanha ou a tua empresa opera ali? Cuidado, as Finanças dos dois países andam juntas à caça

Portugal e Espanha estão a trabalhar em conjunto no combate à fraude e evasão fiscal. Só este ano foram já trocadas informações sobre mais de 180 mil contribuintes (91 mil portugueses e outros tantos espanhóis), empresas e pessoas singulares, com o objetivo de aferir que estão efetivamente a declarar todos os rendimentos auferidos com operações realizadas no outro país. Na mira do fisco dos dois países estão operações de IVA, IRS e IRC.

Notícia sobre: