
A falta de oferta habitacional faz-se sentir em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga. E agora há um novo projeto em cima da mesa que vai colocar novas casas e espaços comerciais no mercado local. Trata-se de um projeto de urbanização de uma antiga fábrica têxtil, situada na freguesia de Brufe, que hoje se encontra devoluta.
Foi nesta fábrica onde um dia funcionou a antiga Silma e, depois, a empresa têxtil Gico. Mas, hoje, este complexo industrial encontra-se abandonado. Entretanto, estes edifícios devolutos foram adquiridos por uma empresa imobiliária, que tem interesse em ali construir um novo empreendimento. E, ao que tudo indica, este complexo terá sobretudo uso residencial (90%) e espaços comerciais, escreve o jornal local ‘O Povo Famalicense’ na sua edição impressa.
O primeiro passo já foi dado. A proposta de delimitação de uma unidade de execução foi discutida pelo atual executivo municipal na semana passada. E o período de discussão pública também foi colocado em cima da mesa.
Este projeto “é positivo” para o concelho, considera Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão. Isto porque “estamos a falar de uma área degradada, numa zona nobre a cidade”, acrescenta o autarca, sublinhado que “ficamos satisfeitos por haver interessados na sua urbanização”, cita o mesmo jornal.
E não só. Dada a falta de oferta de casas novas no concelho de Famalicão, um novo complexo habitacional será bem-vindo para equilibrar o mercado residencial da cidade e até fazer pressão em baixa sobre os preços das casas.
Para poder comentar deves entrar na tua conta