Ser mãe é uma experiência maravilhosa. Ser pai, também. Contudo, ter a possibilidade de viver o desenvolvimento do rebento na barriga revela-se algo distinto. No entanto, a gravidez passa num instante.
O nascimento do primeiro filho é um grande passo na vida das famílias. Muito muda nas dinâmicas do casal, na organização da casa e da vida. E também há mudanças a considerar nos orçamentos familiares, num momento em que o poder de compra se encontra pressionado pela alta inflação e também pela subida dos juros para quem comprou casa com crédito habitação a taxa variável. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística INE), o nascimento do primeiro filho resulta, em média, num aumento de 20% na despesa mensal das famílias.
Como são constituídas as famílias portuguesas? Que idade têm? E qual é o seu grau de escolaridade ou condição perante o trabalho? Estas são algumas questões que os Census 2021 vieram responder sobre a sociedade portuguesa. E os dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que em 2021 há mais 19% de famílias formadas por uma só pessoa do que em 2011. Estas famílias unipessoais representam quase 25% do total de agregados domésticos privados. Isto quer dizer que uma em cada quatro famílias em Portugal é constituída por uma só pessoa.
O Governo quer criar um mecanismo de ajustamento das taxas de IRS a todos os que tenham aumentos salariais no âmbito do acordo de médio prazo de rendimento e competitividade que está a ser negociado na Concertação Social.
A medida está prevista numa versão da proposta de lei das Grandes Opções (GO)
Parece uma pergunta simples, de simples economia do lar, mas a resposta é complexa. Um pouco por todo o mundo, especialistas financeiros e económicos têm feito contas para calcular quanto do orçamento dos pais gasta um filho e uma filha, de forma a calcular quem é que sai mais barato. A resposta não é unânime... mas uma coisa é certa, para poupar um dos truques são os produtos neutros e unisexo.
A entrega do IRS mudou para os casais. Este ano, o regime-regra para os contribuintes casados (ou em união de facto) é o da tributação em separado, mas podes, se assim entenderes, entregar a declaração em conjunto. O importante é fazer cálculos/simulações para perceber qual será a solução mais vantajosa.
Cerca de 20 autarquias já mostraram interesse em aderir ao IMI familiar, ou seja, as famílias com filhos residentes nestes municípios pagarão menos de imposto em 2016. Em Lisboa, a proposta é apresentada hoje na reunião da Assembleia Municipal.
A partir do próximo domingo, os pais com filhos até três anos podem pedir para trabalhar desde casa, sem penalizações salariais e de progressão de carreira. E no próximo ano, a licença de parentalidade passa a ser de três semanas em vez das atuais duas.
As famílias com filhos que vivam em municípios que decidam reduzir o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) terão de fazer um requerimento às câmaras a pedir expressamente para serem abrangidas.
As tabelas de retenção na fonte foram ontem publicadas em Diário da República e trazem novidades que vão afetar o valor dos salários de muitos contribuintes portugueses no final do mês. Os cálculos dos descontos mensais para o IRS passam a ser feitos com base no quociente familiar, em que os filhos passam a contar para o imposto a pagar. Tu já sabes como é que vai ficar o teu salário no final do mês com as novas taxas?
As câmaras vão poder fixar, mediante deliberação da respetiva Assembleia Municipal, uma redução na taxa do IMI que praticam anualmente, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar. Em causa está uma medida apresentada sexta-feira pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP no rol de alterações à proposta de Orçamento do Estado para 2015 entregues no Parlamento.
Vai ser criada “uma espécie de cláusula de salvaguarda que impedirá que famílias sem filhos sejam prejudicadas” com as alterações da reforma do IRS. A garantia foi dada esta terça-feira pelo primeiro-ministro, Pedros Passos Coelho.
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever