Comentários: 0
Orçamento familiar: quem gasta mais, um filho ou uma filha?
autorizado

Parece uma pergunta simples, de simples economia do lar, mas a resposta é complexa. Um pouco por todo o mundo, especialistas financeiros e económicos têm feito contas para calcular quanto do orçamento dos pais gasta um filho e uma filha, de forma a calcular quem é que sai mais barato. A resposta não é unânime... mas uma coisa é certa, para poupar um dos truques são os produtos neutros e unisexo.

Agora, o site MoneyTips juntou-se ao MarketWatch e divulgou um trabalho feito com base nos Estados Unidos que, segundo o Notícias ao Minuto, parece mostrar novamente o maior peso das mulheres no bolso dos pais. A grande diferença está nos produtos específicos para cada sexo. 

Além da maquilhagem, explica o site, os produtos usados por rapazes e raparigas são quase sempre mais caros na versão feminina: os cortes de cabelo e a roupa desequilibram os pratos da balança, mas são os produtos cor de rosa que acabam por trazer as maiores penalizações.

Para evitar estes custos, os especialistas recomendam aos pais que comprem brinquedos, roupas e outros acessórios para as crianças de cores neutras, que permitem a utilização por filhos e filhas, porque quase sempre são mais baratos. 

O estudo conjunto do MoneyTips e Marketwatch mostra, porém, que os rapazes também têm desvantagens financeiras: geralmente gastam dinheiro a praticar desportos mais caros, precisam de uma mesada maior para ir a jogos de futebol e outros eventos desportivos e vão ficando mais caros para os pais com o avançar da idade. É também mais provável que os rapazes voltem a casa dos pais depois de saírem e a partir dos 18 anos, custam mais aos pais do que as rapargigas. 

Independentemente do género, escreve o Notícias ao Minuto, ter filhos é um gasto como nenhum outro. O Centre of Economics and Business Research do Reino Unido calcula que o custo médio de criar um filho na Europa até aos 21 anos seja de 283 mil euros.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade