Comentários: 0
IMI: desconto até 20% para famílias com filhos
GTRES

As câmaras vão poder fixar, mediante deliberação da respetiva Assembleia Municipal, uma redução na taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que praticam anualmente, atendendo ao número de dependentes que compõem o agregado familiar. Em causa está uma medida apresentada sexta-feira (dia 14) pelos grupos parlamentares do PSD e do CDS-PP no rol de alterações à proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2015 entregues no Parlamento.  

Desta forma, para famílias com um dependente a cargo, a redução na fatura de IMI será de 10%. Para dois dependentes será de 15% e para três ou mais dependentes chegará aos 20%, o máximo previsto. Segundo o Jornal de Negócios, a decisão fica, no entanto, nas mãos dos municípios, que são também quem decide já a taxa de IMI a aplicar anualmente, num intervalo entre 0,3% e 0,5%.  

De referir que a redução de IMI só poderá ser concedida nos casos de imóveis destinados à habitação própria e permanente, sendo que a casa tem de coincidir com o domicílio fiscal do proprietário.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta