O crédito ao consumo está a disparar em Portugal, conforme indicam os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP). Entre janeiro e agosto, as famílias pediram mais de 5,5 mil milhões de euros de crédito ao consumo, o que representa um aumento de 8,7% em comparação com os mesmos oito meses do ano passado.
Segundo o ECO, que se apoia nos dados o BdP, trata-se do valor mais elevado desde, pelo menos, 2013, quando começou a série estatística da entidade liderada por Mário Centeno.
Em causa estão financiamentos concedidos por bancos e financeiras para a aquisição de bens de consumo, como automóveis, eletrodomésticos e eletrónica, férias ou educação, escreve a publicação.
De referir que todos os segmentos do crédito ao consumo aceleraram desde janeiro, com o financiamento para a compra de carro a liderar o ranking: aumentou 12,2% para 2,15 mil milhões de euros entre janeiro e agosto.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta