
As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia, no atual contexto de altos preços das casas, inflação elevada, subida das taxas de juro, perda do poder de compra e crise energética. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco decidiu lançar o Balcão da Habitação e Energia, um pouco por todo o país, em parceria com os municípios, prestando apoio gratuito. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.
*Neste artigo preparado pela Deco para o idealista/news, o segundo elaborado no âmbito da parceria, falamos sobre um tema que tem impacto direto no orçamento das famílias: o aumento do preço do gás. será que regressar ao mercado regulado é uma boa opção?
- O preço do gás vai mesmo aumentar?
Sim, a fatura do gás natural já está mais cara. Desde outubro, que alguns comercializadores do mercado livre do gás natural aumentaram os preços de forma acentuada. Os consumidores podem, no entanto, mudar para o mercado regulado.
- O que é o mercado regulado do gás natural?
É o mercado em que a tarifa (preço) do gás natural é regulada, ou seja, em que os preços são propostos pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sendo este serviço público essencial fornecido pelos chamados comercializadores de último recurso (CUR).
- Vale mesmo a pensa mudar para o mercado regulado? E tem custos?
A resposta é variável, depende dos consumos de cada consumidor ou família. Portanto, aconselhamos-te a simular os teus consumos junto de uma Associação de Consumidores como a Deco e avaliar se mudar para o mercado regulado é mais barato. Se assim for, podes fazê-lo sem entraves e sem qualquer custo adicional.
- Quanto tempo demora a mudança para o mercado regulado do gás?
A mudança pode demorar, no máximo, até três semanas. No entanto, o teu serviço nunca é suspenso.
E no teu município existe Balcão de Habitação e Energia? Informa-te e solicita este serviço!
*Contacta a Deco através do número de telefone 21 371 02 00 ou do email deco@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.
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