APEGAC multada pela Autoridade da Concorrência

Gestão de condomínios: APEGAC multada em 1,1 milhões de euros

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de mais de 1,1 milhões de euros à Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), por fixação de preços mínimos a cobrar por estes serviços. A decisão é passível de recurso, embora este não tenha efeito suspensivo sobre a execução das coimas. A APEGAC rejeitou qualquer violação das normas da concorrência e revelou que vai exercer a sua defesa exercida exclusivamente com recurso aos meios legais.
É possível unir dois apartamentos

Obras em prédios: é possível unir dois apartamentos?

Fazer obras num apartamento pode ser uma dor de cabeça quer para os proprietários dos imóveis em causa quer para os restantes condóminos. E são várias as dúvidas que podem surgir, desde logo as relacionadas com a lei do ruído. Entre que horas do dia, por exemplo, é que podem decorrer os trabalhos? E será que é possível unir duas frações? O que dizem as regras? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Obras em telhados

Infiltrações no telhado do prédio: quem paga as obras de reparação?

Viver em condomínio tem tudo para ser uma tarefa desafiante. É importante, no entanto, tentar sempre manter uma boa convivência com os vizinhos, mesmo nos momentos mais tensos, como por exemplo os relacionados com obras a realizar no prédio. Quem tem a responsabilidade de as fazer no telhado, quando há uma infiltração? As reparações ficam a cargo de quem? Damos resposta a estas e outras perguntas no artigo desta semana da Deco Alerta.
Condomínios a pedir crédito

Condomínios precisam ter acesso a crédito bancário para fazer obras

Hoje, para um condomínio conseguir pedir financiamento bancário precisa de obter luz verde por unanimidade em Assembleia de Condomínios, o que se torna bem difícil, sobretudo, nos prédios com vários andares e dezenas de residentes. É por isso mesmo que a maioria das empresas gestoras, que participaram num estudo da UCI Portugal, defende que deve haver uma alteração legislativa de forma a que os condomínios se possam financiar para avançar com as obras necessárias nos prédios.
Gestão de condomínios

Gaia recebe evento dedicado em exclusivo à gestão de condomínios

A Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) organiza, dia 10 de novembro de 2023, a 1ª Convenção dos Condomínios, sob o tema "O Condomínio do Futuro". Aquela que será a primeira convenção do género em Portugal dedicada exclusivamente à gestão dos condomínios realiza-se entre as 9h e as 17h no Hotel Blacktulip, em Vila Nova de Gaia, e a inscrição é gratuita. 
Investigação na gestão de condomínios

Administração de condomínios: APEGAC “alvo de investigação” da AdC

A Autoridade da Concorrência (AdC) está a investigar a fixação de preços no setor da gestão e administração de condomínios, suspeitando que a subida da inflação tenha servido de pretexto para um aumento coordenado nos valores cobrados. A Associação das Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) confirma ao idealista/news que é “alvo da investigação”, ao contrário da Associação Nacional dos Profissionais de Administração de Condomínios (ANPAC), que diz ser “totalmente alheia à investigação que está a ser efetuada pela AdC”. 
Condomínio multado em Espanha por divulgar documentos de proprietária

Condomínio multado por divulgar documentos privados de proprietária

A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) sancionou um condomínio na sequência da publicação de documentos privados de uma proprietária no quadro de avisos do prédio. O resultado foi uma multa de 1.500 euros, visto que a informação esteve acessível não só a vizinhos, mas também a qualquer pessoa que entrasse no edifício.