Grupo Lena foi extinto e dívidas das construtoras passam para a esfera da Always Special

Grupo Lena foi extinto e dívidas das construtoras passam para a esfera da Always Special

O Grupo Lena foi extinto com a fusão das construtoras Lena SGPS e Lena Engenharia Construção na também construtora Always Special. Construtoras essas da família Barroca Rodrigues que surgiram há dois anos na lista dos grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), com dívidas na ordem dos 90 milhões de euros, segundo a auditoria da EY. Na sequência desta fusão, a Always Special passa a ser responsável pelos ativos e passivos das duas sociedades.

Hotéis do grupo Lena com PER aprovado para negociar dívida de 38,8 milhões

Os hotéis do grupo Lena, presentes no setor com a marca Eurosol, conseguiram a aprovação do seu Processo Especial de Revitalização (PER) para negociar a dívida de quase 40 milhões de euros. O acordo entre os credores – o Novo Banco é o maioritário – e a Lena Hotéis e Turismo, no âmbito do PER, foi homologado pelo tribunal de Leiria dia 13 de outubro.
Grupo Lena ganhou jackpot de 140 milhões com Parque Escolar com PS no poder

Grupo Lena ganhou jackpot de 140 milhões com Parque Escolar com PS no poder

O programa de modernização das escolas secundárias foi a verdadeira galinha dos ovos de ouro para o Grupo Lena. A construtora encaixou mais de 140 milhões com projetos da Parque Escolar, que sustentam agora parte dos indícios de corrupção invocados pela Justiça para deter o administrador Joaquim Barroca e o ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Ex-primeiro-ministro Sócrates detido desde Novembro no âmbito da Operação Marquês

Operação Marquês: detido filho do fundador do Grupo Lena

Outro suspeito foi apanhado no âmbito da Operação Marquês, que levou à detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. Hoje foi a vez de ser detido um administrador do Grupo Lena, Joaquim Barroca - um dos principais acionistas e filho do fundador da construtora.
Construção: Grupo Lena garante que "só" pagou 3,3 milhões a amigo de Sócrates

Construção: Grupo Lena garante que "só" pagou 3,3 milhões a amigo de Sócrates

O Grupo Lena perante as suspeitas públicas de que tem 23 milhões de euros depositados na Suíça em nome de Carlos Santos Silva, veio garantir que apenas pagou serviços a empresas detidas pelo amigo de Sócrates no valor de 3.287.600 euros. O grupo de construção civil e obras públicas garante, em comunicado, que este foi o valor exato pago entre 2005 e 2010.