Filipa Roseta

Habitação municipal: CML tem 700 ocupações ilegais de casas por resolver

A vereadora da Habitação da Câmara de Lisboa disse esta terça-feira (22 de julho de 2024) que a autarquia chegou a ter “mais de 1.000” ocupações abusivas de habitações municipais, das quais 700 ainda estão por resolver, através do contacto com as famílias. “Somos rigorosos, verdadeiros, mas temos de ser humanos”, afirmou a vereadora Filipa Roseta, referindo que, das 300 situações resolvidas, “um pouco mais de 100 não estava lá ninguém, um pouco mais de 100 já foram desocupadas e um pouco mais de 100 foram regularizadas”.
Habitação em Lisboa

Habitação em Lisboa: investimento de 150 milhões de euros em 2025

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou esta quinta-feira (28 de novembro de 2024) o orçamento municipal para 2025, que prevê uma despesa de 1.359 milhões de euros. Entre as principais áreas de investimento do município para o próximo ano está a habitação, com uma dotação de 154 milhões de euros. No que diz respeito à taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), continuará em 0,3% para os prédios urbanos.
Quartos para estudantes em Lisboa

Quartos em Lisboa: Rede 1/4 faz 'match' entre estudantes e anfitriões

Os estudantes universitários que chegam a Lisboa deparam-se com a falta de quartos para arrendar - e os que há são a preços elevados ou indignos. Foi neste contexto que a Universidade Nova de Lisboa decidiu lançar esta quinta-feira, dia 28 de novembro, o novo programa Rede 1/4 que vai fazer a ponte entre quem tem quartos para arrendar e os estudantes que precisam de alojamento a preços acessíveis.
Edifícios dos grafitti em Lisboa

Casas de luxo nos “prédios dos grafitti” bloqueadas por Lisboa

Três edifícios na Avenida Fontes Pereira de Melo, conhecidos como os “prédios dos grafitti”, protagonizam um impasse urbanístico que já dura há 30 anos. E não é desta que aqui vão nascer 136 casas de luxo e duas lojas. Isto porque a Câmara de Lisboa acabou por chumbar a alteração relativa à creche, que está prevista como contrapartida no projeto de requalificação destes três prédios abandonados.
Num terreno em Belém será construído um hotel e não casas

Terreno em Belém em vias de ser para um hotel – mas era para ter casas

Os donos do denominado “lote 6” da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços, um terreno com uma área de 405,5 metros quadrados (m2) em Belém, requereram à Câmara Municipal de Lisboa (CML) a alteração do uso de “habitação” para “turismo”, tendo o processo estado em consulta pública até terça-feira (16 de abril de 2024). Se for bem-sucedido, o procedimento de mudança de utilização (de casas para hotel) será um dos poucos a ter luz verde, nos quatro últimos anos, na capital.
Governo e Câmara de Lisboa preocupados com o problema da habitação

Problema da habitação requer "missão nacional"

O problema da habitação "requer uma missão nacional" para ser resolvido, defendeu esta quinta-feira (2 de fevereiro de 2023) Filipa Roseta, vereadora da Câmara Municipal Lisboa (CML), à margem da inauguração de uma exposição sobre o tema.
Mais de 49 mil famílias vivem em “condições indignas” na Grande Lisboa

Mais de 49 mil famílias vivem em “condições indignas” na Grande Lisboa

São mais de 49 mil as famílias – em concreto 49.400 – que vivem em “condições habitacionais indignas” na Grande Lisboa. Esta é uma das conclusões do diagnóstico provisório divulgado esta terça-feira (13 de setembro de 2022) pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), na sequência de uma reunião com o grupo de trabalho metropolitano de habitação, que decorreu na semana passada.
Lisboa aprova bolsa de habitação para a comunidade LGBTI+: será a primeira do país

Lisboa aprova bolsa de habitação para a comunidade LGBTI+: será a primeira do país

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou o primeiro Plano Municipal LGBTI+ do país, que prevê uma bolsa de habitação para pessoas transexuais e um apartamento de autonomização para jovens da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo (LGBTI+). Pela primeira vez, uma autarquia terá um plano nesta área, construído em colaboração com ativistas e associações da comunidade.
“Problema da habitação em Lisboa não está na especulação, está na falta de oferta”

“Problema da habitação em Lisboa não está na especulação, está na falta de oferta”

O imobiliário continua a dar gás à capital, mas a colocar-lhe, ao mesmo tempo, entraves: há muita procura para pouca oferta. Demoras “absurdas” nos licenciamentos, edifícios desocupados “há décadas” e “bocados da cidade” não urbanizados, são alguns dos problemas identificados pelo economista Pedro Braz Teixeira, em entrevista ao idealista/news. O problema não está, garante, na especulação. Está na falta da oferta, que não acompanhou “de maneira nenhuma” o crescimento do mercado.