Novo programa da Universidade Nova de Lisboa quer promover o arrendamento de quartos a preços acessíveis.
Comentários: 0
Quartos para estudantes em Lisboa
Freepik

Os estudantes universitários que chegam a Lisboa deparam-se com a falta de quartos para arrendar - e os que há são a preços elevados ou indignos. Foi neste contexto que a Universidade Nova de Lisboa decidiu lançar esta quinta-feira, dia 28 de novembro, o novo programa Rede 1/4 que vai fazer a ponte entre quem tem quartos para arrendar e os estudantes que precisam de alojamento a preços acessíveis. 

Vai ser tendo por base uma plataforma digital (que irá ser lançada no início de 2025) e uma rede de parceiros (como as câmaras de Lisboa, Oeiras e Cascais), que a recém-criada Rede 1/4 vai “motivar pessoas e famílias a acolher estudantes em suas casas (ou noutras), em regime de arrendamento acessível ou comodatos”, lê-se no site oficial da iniciativa. E vai ainda ajudar os estudantes a encontrar um quarto para viver a preços acessíveis.

Assim, “a Rede 1/4 garante um acordo financeiro justo para ambas as partes, no âmbito de um contrato seguro e com possibilidade de isenção de IRS. Também o acompanhamento por parte de uma equipa multidisciplinar e a avaliação mútua de estudantes e anfitriões contribuem para a segurança de todos”, explicam ainda.

Os estudantes que querem arrendar quartos a preços acessíveis – com valor 20% abaixo do preço de mercado – já se podem registar na plataforma, preenchendo um formulário. “Numa primeira fase, apenas os estudantes inscritos na Universidade Nova se poderão registar, sendo o acesso aferido pelos respetivos Serviços de Ação Social”, esclarecem. Também quem tem um quarto disponível para arrendar já pode registar o imóvel.

Esta solução criada pela Nova de Lisboa traz benefícios para ambas as partes. Para quem arrenda o quarto, acaba por ter um rendimento adicional e possível isenção de IRS ao abrigo do Programa de Apoio ao Arrendamento (para contratos de duração mínima de 9 meses). E os estudantes têm acesso a um quarto digno por valores acessíveis. Ambos beneficiam de segurança contratual, sendo emitido recebido de renda.

Mas como funciona o ‘matching’ entre anfitriões e estudantes? Segundo explicam, depois de a plataforma digital ser lançada no arranque de 2025, onde se poderão registar e anunciar quartos diretamente, ambos poderão escolher-se mutuamente, de forma livre.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta