Regime de Residentes não habituais

Fim do RNH: regime transitório admite inscrições até março de 2025

Os contribuintes elegíveis poderão inscrever-se no regime fiscal dos residentes não habituais (RNH) até 31 de março de 2025, sendo que esta inscrição produz efeitos a 2024 e poderá manter-se por 10 anos, segundo um ofício da AT. No documento, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) quis dar conta
Medidas fiscais legislativas

Eleições legislativas 2024: que medidas fiscais propõem os partidos?

As promessas fiscais marcam os programas eleitorais de todos os partidos que concorrem às eleições legislativas de 10 de março, com as soluções defendidas a marcarem uma linha entre a esquerda e a direita, sobretudo no IRS, IRC e impostos sobre o património imobiliário. À esquerda aposta-se, sobret
residentes não habituais

Fim dos RNH: Governo pondera criar período transitório

O Governo vai mesmo acabar com o regime dos residentes não habituais (RNH) em Portugal – a intenção ficou expressa, de resto, na proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024). No entanto, tudo indica que o Executivo socialista está a estudar uma espécie de período transitório para estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Madrid

Madrid vai dar descontos no IRS a quem queira mudar-se para a região

Numa altura em que Portugal anuncia mudanças no regime de residentes não-habituais e programa Regressar, Madrid prepara-se para criar um novo regime de alívio fiscal para ex-residentes. Em 2024, entrará em vigor uma nova dedução do IRS para quem não tenha residido em Espanha nos últimos cinco anos e queira investir e mudar-se para a região, tornando-se um novo contribuinte.
Startups com novas regras em Portugal

Alterações nas startups: conceito muda e deixa de fora imobiliárias

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei a submeter à Assembleia da República (AR) que define, pela primeira vez, o conceito legal de startup e scaleup, bem como o seu processo de reconhecimento. Com esta proposta, refere o Executivo, “promove-se o ecossistema nacional de empreendedorismo e a definição de políticas específicas de investimento”. Mas nem todas as empresas estão abrangidas pelas novas regras de tributação e incentivos fiscais para startups. É o caso, por exemplo, das ligadas ao setor imobiliário.  
Rendas Acessíveis: assim vai funcionar o novo programa de ajudas públicas

Rendas Acessíveis: assim vai funcionar o novo programa de ajudas públicas

A dias do arranque oficial do novo Programa de Arrendamento Acessível (PAA), a Secretaria de Estado da Habitação preparou um conjunto de perguntas e respostas para explicar, em detalhe, como vai funcionar. O idealista/news replica aqui o guia feito a pensar em proprietários e inquilinos que pretendam beneficiar deste sistema de ajudas públicas, que entra em vigor segunda-feira, dia 1 de julho de 2019.
Parlamento prepara benefícios fiscais para privados que pratiquem rendas acessíveis

Parlamento prepara benefícios fiscais para privados que pratiquem rendas acessíveis

A Assembleia da República está a preparar um pacote de “incentivos fiscais” para os privados que pratiquem “rendas mais acessíveis e contratos duradouros”. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro este fim de semana. Em causa estão contratos de arrendamento que “não impliquem um esforço superior a um terço do rendimento das famílias e tenham uma redução média de 20% em relação às rendas cobrada na zona”, segundo António Costa.