Construtora que perde sinal da compra de imóvel pode abater valor ao IRC
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) permite que uma construtora abata ao IRC o “sinal” pago pela compra de um imóvel se o negócio não se concretizar e a empresa perder a quantia entregue ao vendedor.
Novas regras fiscais: IRS e IRC com boas novidades
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, a reversão de duas regras fiscais que te afetam diretamente.
Do IRS Jovem à habitação: as medidas do OE2025 que mexem na carteira
A proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) foi entregue esta quinta-feira, dia 10 de outubro, no Parlamento e traz várias mudanças que vão tocar as finanças públicas, bem como a carteira das famílias no próximo ano.
OE2025: taxa do IRC baixa de 21% para 20% em 2025
Foi um dos temas mais falados nos últimos dias, sendo um assunto que dividiu o Governo da AD e o PS. Agora é oficial: a taxa do IRC vai mesmo baixar 1% em 2025, de 21% para 20%. Esta é uma das medidas que consta na proposta do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), apresentada esta quinta-feira (10 de outubro de 2024) no Parlamento.
Governo aprova IRC mínimo de 15% para multinacionais
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros um regime para que as multinacionais que operam no país estejam sujeitas uma taxa mínima de 15% de IRC, adiantou o ministro da Presidência, Leitão Amaro.
IRC e IVA de caixa: Governo tem 180 dias para legislar
O Governo tem 180 dias para legislar sobre a descida do IRC, mudanças no regime que evita a dupla tributação de rendimentos de participadas e alargamento do IVA de caixa, segundo as propostas de autorização legislativa remetidas ao Parlamento.
Redução do IRC e ajuste do IVA para empresas aprovados pelo Governo
O Governo de Montenegro apresentou esta quinta-feira, dia 4 de julho, um pacote de 60 medidas para acelerar a economia portuguesa.
Eleições legislativas 2024: que medidas fiscais propõem os partidos?
As promessas fiscais marcam os programas eleitorais de todos os partidos que concorrem às eleições legislativas de 10 de março, com as soluções defendidas a marcarem uma linha entre a esquerda e a direita, sobretudo no IRS, IRC e impostos sobre o património imobiliário.
À esquerda aposta-se, s
Agenda fiscal 2024: os prazos dos impostos que deves apontar
Todos os anos existe um novo calendário fiscal e este ano não é exceção.
Empresas que cedam casas aos trabalhadores terão incentivos fiscais
As empresas que cedam casas aos trabalhadores terão incentivos fiscais, sendo esta uma medida que consta na revisão do Acordo de Médio Prazo de Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade, assinada este sábado (7 de outubro de 2023) pelo Governo e pelos parceiros sociais, com exceção da CIP e da CGTP.
Que países têm maior competitividade fiscal? Portugal no fim da lista
O Índice de Competitividade Fiscal para 2022 é liderado pela Estónia, com Letónia e Nova Zelândia a completarem o pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Portugal está no final da tabela, encontrando-se no 36º lugar num total de 38 países – apenas à frente de França e Itália. Trata-se de um recuo face à classificação conseguida em 2021, tendo Portugal ficado na 34ª posição.
Estado arrecada mais de 52.000 milhões de euros em impostos em 2022
O Estado arrecadou 52.024,7 milhões de euros em impostos em 2022, mais 14,1% que em 2021, divulgou esta sexta-feira (27 de janeiro de 2023) a Direção-Geral do Orçamento (DGO), ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 50 mil milhões de euros.
Criptoativos: setor tem dúvidas sobre novo regime de tributação
Para continuar a estimular a criptoeconomia, o Governo propôs no Orçamento de Estado para 2023 (OE2023) a criação de um novo quadro fiscal aplicado aos criptoativos, que irá abranger o IRS, o IRC e o Imposto sobre Património. A Federação das Associações de Criptoeconomia (FACE) elogia a iniciativa do Governo em fomentar os negócios em criptoativos, mas sublinha que há dúvidas quanto à aplicação do novo regime fiscal.
Empresas sem prazo para deduzir prejuízos fiscais: o que diz o OE2023?
Há novidades para as empresas no Orçamento de Estado para 2023 (OE2023). A proposta inclui uma simplificação do reporte de prejuízos fiscais em sede de IRC, na qual deixa de estar previsto um período temporal para reportar os prejuízos fiscais. Além disso, o limite da dedução ao lucro tributável é reduzido dos atuais 70% para 65%. Explicamos o que muda na dedução de prejuízos fiscais para as empresas em 2023.
Atualização de rendas em 2023: o que muda para inquilinos e senhorios?
Há novidades para inquilinos e senhorios. Dada a inflação que se faz sentir em Portugal, o Governo socialista de António Costa decidiu aplicar um conjunto de medidas que vão incidir nos contratos de arrendamento em 2023.
Rendas 2023: senhorios vão ter desconto de pelo menos 9% na tributação
Para mitigar os efeitos da inflação no custo de vida dos portugueses, o Governo anunciou um conjunto de medidas esta segunda-feira, dia 5 de setembro. E uma delas diz respeito à atualização de rendas em 2023 que ficará limitada a 2%, em vez de 5,43%, nos contratos de arrendamento
Rendas limitadas a aumento de 2% - senhorios compensados em IRS e IRC
As rendas em 2023 podem ser atualizadas pelos senhorios até um máximo de 2% em vez de 5,43%, anunciou o Governo no âmbito do plano de combate à inflação, aprovado esta segunda-feira, dia 5 de setembro de 2022, em Conselho de Ministros, para dar resposta aos aumentos de preços resultan
IRS na Madeira: Governo anuncia nova redução do imposto
As medidas de desagravamento fiscal tomadas pelo Governo da Madeira em 2021 e 2022 tiveram um impacto de menos 100 milhões de euros nas receitas da região, indicou esta quarta-feira, dia 20 de julho, o secretário das Finanças, anunciando uma nova redução do IRS.“Procede-se a um novo desagravamento f
Calendário do IVA e de outras obrigações fiscais a pagar em 2022
Um novo ano começou e com ele chegam as obrigações fiscais para os contribuintes e empresas. Pagar o IMI, o IUC e fazer o IRS 2022 são algumas das preocupações.
Pagar IVA, IRS e IRC em prestações mais fácil para independentes e PME
Mais uma medida excecional e transitória foi aprovada pelo Governo no início do mês. E vai permitir flexibilizar o pagamento do IVA e das retenções na fonte de IRS e de IRC junto do Fisco nos primeiros seis meses de 2022.
Mais-valias IRS e IRC: coeficientes usados para cálculos mantêm-se inalterados
Os coeficientes de desvalorização da moeda, para efeitos de correção monetária dos valores de aquisição de determinados bens e direitos, usados para apurar os valores dos impostos em sede de IRS e IRC, nomeadamente as mais-valias, vão manter-se inalterados em 2021, segundo a portaria n.º 220/2021, d
OE 2022 à lupa: tudo o que vai mudar e mexer com a carteira dos portugueses
As expectativas para 2022 estão em alta: o Governo estima que a economia portuguesa cresça 5,5% voltando, assim, ao nível de riqueza pré-pandemia. Mas como? A proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022) - que já foi entregue na Assembleia da República esta segunda-feira, dia 11 de outubro de 2021 - prevê um conjunto de mudanças que vão transformar a vida dos portugueses e decerto mexer nas suas carteiras. Apresentamos as medidas previstas já para o próximo ano.
Pagamento especial por conta vai desaparecer: a proposta do Governo no OE2022
O Governo deverá acabar com o pagamento especial por conta (PEC) do IRC no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).
IRC mínimo global defendido pelo G7 – o que é e como funciona?
O sistema tributário internacional está a um passo de mudar. Os ministros das Finanças dos sete países mais ricos do mundo – os chamados G7 que inclui os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, a França, a Itália, o Canadá e o Japão - reuniram-se este sábado em Londres e conseguiram alcançar um compromisso: definir uma taxa mínima de IRC a nível mundial de pelo menos 15%. O objetivo passa por desincentivar a deslocação de gigantes multinacionais para países onde pagam menos impostos.
Derrama de IRC: mais de uma centena de autarquias não vai cobrar sobre lucro das empresas
As autarquias que decidiram não aplicar a derrama do IRC sobre o lucro tributável das empresas instaladas no seu concelho aumentaram face a 2020, passando de 96 para 119, havendo menos nove a cobrar a taxa pelo valor máximo.De acordo com a listagem das taxas de derrama municipal sobre o lucro tribut