
Crédito à habitação: prestação sobe em junho
A prestação da casa vai aumentar em junho. Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e revê no próximo mês a taxa de juro do respetivo financiamento vai sentir um ligeiro aumento na mensalidade. Os agravamentos devem oscilar entre 0,5% e 1,6%, consoante a taxa Euribor contratada.

Crédito à habitação: juros aumentaram em fevereiro
Em fevereiro, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,432%, mais 0,012% que no primeiro mês do ano. No que diz respeito à prestação média vencida, manteve-se, para a globalidade dos contratos e pelo nono mês consecutivo, em 258 euros.

Prestação da casa aumenta em março
Má notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Isto porque muitas famílias que revêm a taxa de juros dos seus crédito à habitação em março vão sofrer um acréscimo na prestação.

Prestação da casa está a subir há um ano
Depois de terem descido bastante, as taxas Euribor, as mais usadas em Portugal para efeitos de crédito à habitação, estão a subir há cerca de um ano, o que faz com que a prestação da casa também acompanhe este aumento.

Fotos de casas vazias que estão na posse dos bancos
André Pais, 21 anos, é licenciado em Arte Multimédia (especialização em fotografia), pela faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Decidiu pegar na máquina e “fotografar o interior das casas e o que as pessoas deixaram para trás”.

Crédito malparado na habitação em máximos históricos em novembro
Crise, desemprego, austeridade. Problemas com os quais os portugueses têm de lidar e que têm repercussões nos respetivos rendimentos. Para muitas pessoas, as despesas com a casa, nomeadamente o pagamento da prestação ao banco, ficam por liquidar.

Bancos vão cortar no crédito à habitação
Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa vai sentir este ano um ligeiro aumento na prestação, já que se prevê um pequeno agravamento dos juros. Mas 2014 será, sobretudo, um ano mais difícil para quem quiser contrair um novo empréstimo.

Prestação da casa sobe nos contratos indexados à Euribor a seis meses
Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE), surpreendeu ao cortar a taxa de referência de 0,5 para 0,25%, colocando os juros num novo mínimo histórico.

Quase 150 mil famílias têm prestações da casa em atraso
A crise e a austeridade não param de deixar marcas.

Prestação da casa desce após corte de juros do BCE
Contrariando todas as expectativas, o Banco Central Europeu (BCE) decidiu, esta quinta-feira (dia 7), baixar a taxa de juro de referência para um novo mínimo histórico (0,25%).

Taxas Euribor sobem antes de nova reunião do BCE
Esta segunda-feira, a taxa Euribor subiu a três, seis e nove meses e desceu a 12 meses face a sexta-feira. Sublinhe-se que a indexante a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, subiu 0,001% para 0,342%.

Radiografia do dia: Evolução da prestação média vencida no crédito à habitação nos últimos três anos
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em setembro, a prestação média vencida manteve-se, pelo quarto mês seguido, em 258 euros na globalidade dos contratos, como se pode ver no gráfico em cima.

um terço do salário vai para a prestação da casa
a falência do banco lehman brothers, em 2008, mergulhou o mundo numa grande crise financeira. na altura, o custo do crédito à habitação era insustentável, já que as prestações eram muito altas.

prestação da casa desce em setembro nos indexantes a seis e 12 meses
boas notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e optou por indexar os respectivos contratos às taxas euribor a seis e 12 meses, visto que nestes prazos a prestação da casa vai cair em setembro.




taxa de juro no crédito à habitação voltou a descer em julho (gráficos)
a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação fixou-se, em julho, em 1,413%, menos 0,003% que a taxa “observada no mês anterior”.

radiografia do dia: evolução da prestação média vencida nos últimos três anos
o gráfico em cima indica o valor médio da prestação vencida no crédito à habitação nos últimos três anos: de julho de 2010 a julho deste ano.

só 129 pessoas resgataram ppr para pagar prestações vencidas
só 129 portugueses resgataram até agora planos poupança reforma (ppr) para pagar prestações de crédito à habitação vencidas.

prestação da casa vai subir se o bce aumentar taxa de juro
o banco central europeu (bce) pode ter de aumentar a taxa de juro de referência na zona euro, que actualmente está nos 0,5%, um mínimo histórico.

famílias poupam mais de 300 euros com empréstimos da casa
boas notícias em tempos de crise. nos primeiros seis meses do ano, as famílias portuguesas conseguiram poupar, em média, 376 euros com o crédito à habitação face ao mesmo período do ano passado.

radiografia do dia: evolução da prestação média no crédito à habitação nos últimos anos
o gráfico em cima indica a prestação média no crédito à habitação por período de celebração de contratos.