Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Taxas Euribor sobem antes de nova reunião do BCE

Alguns analistas consideram que a taxa de juro de referência pode descer para 0,25%
Autor: Redação

Esta segunda-feira, a taxa Euribor subiu a três, seis e nove meses e desceu a 12 meses face a sexta-feira. Sublinhe-se que a indexante a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, subiu 0,001% para 0,342%. As subidas verificadas acontecem na véspera de mais uma reunião do Banco Central Europeu (BCE), que se realiza quinta-feira em Frankfurt, com alguns analistas a anteciparem uma nova descida da taxa de juro de referência, que se encontra no mínimo histórico de 0,5%.

De acordo com a RTP, as taxas Euribor  subiram, esta segunda-feira, a três, seis e nove meses, para 0,227%, 0,342% e 0,446%, respetivamente. No prazo mais longo, a 12 meses, a Euribor desceu para 0,532%, menos 0,001% que na sexta-feira.

Sublinhe-se que a 2 de outubro, o BCE decidiu manter a taxa de juro de referência no mínimo histórico de 0,5%, um valor definido em maio. Alguns analistas consideram que a entidade liderada pelo italiano Mario Draghi pode voltar a descer a taxa de juro em 25 pontos base (para 0,25%) já na reunião desta quinta-feira (dia 7).

Notícia relacionada

Prestação da casa sobe ligeiramente este mês