"Estamos perante uma nova forma de encarar o trabalho, o ‘work life balance’", diz Inês Sequeira, Head of Hospitality da Maleo.
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Arrendamento de escritórios em Portugal
Inês Sequeira, Head of Hospitality da Maleo Crédito: Maleo

“Ao contrário do propalado por alguns, o anúncio da morte dos escritórios é manifestamente exagerado. O espaço físico continua vivo e de boa saúde”. A garantia é dada por Inês Sequeira, Head of Hospitality da Maleo, empresa que tem sete centros de escritórios em Portugal, todos em Lisboa, mas que pretende “apostar em novas geografias”. “Por natureza, o Porto surge como primeira hipótese, apesar de estarmos a analisar outras localizações”, adianta, em entrevista ao idealista/news.

Segundo a responsável, há no segmento de escritórios uma espécie de pré-pandemia e pós-pandemia, com as empresas a quererem “cada vez mais suprir as necessidades espaciais com o desenvolvimento de soluções que respondam à sua visão e a um modelo de trabalho que não voltará a ser similar ao que se verificava antes de 2020”. “Estamos perante uma nova forma de encarar o trabalho, o ‘work life balance’, que resulta de tudo o que nos sobressaltou com a pandemia, mas que é também consequência de uma crescente mudança na mentalidade das pessoas”, conta. 

Inês Sequeira considera que “o trabalho híbrido é inevitável”, podendo, “naturalmente, ter de ser adequado de acordo com o negócio de cada empresa e a forma como a mesma adota premissas mais ou menos presenciais ao nível dos recursos”. E acrescenta: “Esta nova forma mais colaborativa de olhar para o mercado de trabalho veio para ficar”. 

Escritórios modernos
Crédito: Maleo

Que balanço faz da atividade da Maleo em 2023 e o que esperar do ano de 2024?

O ano de 2023 começou em ambiente difícil, com um decréscimo da procura fruto do aumento das taxas de juros e mudanças nos mercados financeiros. A dada altura, apercebemo-nos disto e adaptámos a atividade para reduzir o risco, principalmente através do aumento da atividade de serviços versus ‘real estate’. Com estas mudanças, conseguimos chegar ao final do ano com os objetivos iniciais superados: um crescimento do volume de negócios acima de 25% em relação a 2022.

O ano de 2024 vai ser muito importante para a Maleo, pois além da consolidação das adaptações realizadas no ano passado, com uma otimização operacional já em curso, estamos a lançar novos produtos e serviços, muito mais abrangentes e que acreditamos que terão muita procura por parte dos clientes atuais e potenciais.

O que distingue os centros de escritórios Maleo dos restantes existentes em Portugal?

Na Maleo, todos os clientes recebem um tratamento personalizado. Colocamos ao dispor uma oferta completa de serviços integrados, ajustando-se à realidade e necessidades específicas de cada negócio, em total segurança e conforto, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Para tal, construímos soluções de acordo com a visão que cada cliente nos transmite, onde criamos a atmosfera adequada para que os seus colaboradores desenvolvam um sentimento de pertença, salutar para a dinâmica organizacional, focados exclusivamente em alcançar os objetivos profissionais. Ou seja, é preciso tratar do catering? A Maleo fá-lo. É necessário fazer uma gestão da ligação informática? A Maleo trata disso. E da limpeza do escritório, quem trata? Assunto a cargo da Maleo.

Queremos, com isso, libertar as empresas que nos procuram de quaisquer problemas com a normal gestão de um escritório, com garantia de resolução num curto espaço de tempo, fruto da máquina Maleo já bem oleada, com uma organização que garante que tudo aquilo que o cliente necessita para o seu dia a dia organizacional está sempre disponível, a 100%.

Que tipo de empresas procuram os centros de escritórios Maleo? Porquê?

Esse é um dos fatores que nos diferencia. Independentemente da dimensão e conjuntura, garantimos sempre o mesmo nível de serviço. E que pode ir do projeto de arquitetura à construção, manutenção e limpeza dos espaços de escritório. Inclusivamente, a escolha de mobiliário, serviços de telecomunicações e catering, bem como no apoio prestado às equipas.

Mas também disponibilizamos o nosso ‘know how’ junto de quem, mais que aspetos de design, estéticos ou estruturais, pretende um parceiro com um foco estrito nas vertentes logística e organizativa, destinadas ao funcionamento do espaço físico. E a Maleo assume esse papel.

"Há sete centros Maleo em Lisboa, no centro da cidade e Parque das Nações. Além do potencial de expansão que vemos em Lisboa, acreditamos que está na hora de apostar em novas geografias. Por natureza, o Porto surge como primeira hipótese, apesar de estarmos a analisar outras localizações pelo país"

Quanto ao perfil, é variável, e vai desde a empresa que procura um primeiro escritório permanente para estruturas de menor dimensão, até ao cliente ‘corporate’ com mais de 50 colaboradores, ou aquela empresa que está em crescimento e, num curto espaço de tempo, vai necessitar de aumentar o número de postos de trabalho. Mas também acolhemos profissionais que necessitem de um local para realizar reuniões ou eventos, por exemplo.

Futuro dos escritórios em Portugal
Crédito: Maleo

Quantos centros de escritórios Maleo existem no país? Está prevista a abertura de novos espaços este ano?

Existem sete centros Maleo em Lisboa, no centro da cidade e Parque das Nações. Além do potencial de expansão que vemos em Lisboa, acreditamos que está na hora de apostar em novas geografias. Por natureza, o Porto surge como primeira hipótese, apesar de estarmos a analisar outras localizações pelo país.

Considera que o segmento dos escritórios flexíveis veio de certa forma “revolucionar” o mercado de escritórios em Portugal? 

A Maleo não se cinge apenas a uma oferta flexível de serviços. Responde [também] às necessidades que cada cliente coloca. Que podem ir da gestão de um espaço de escritórios até à definição de todo um conceito único. Ou seja, o foco está nas empresas que vêm ter connosco, nas suas expetativas e estratégia no que concerne às suas pessoas. É assim que nos assumimos.

Mas, claro, a flexibilidade ao nível dos escritórios é mais um fator que nos diferencia na forma como oferecemos as soluções mais adequadas, caso a caso. Isto é, apresentamos serviços integrados para negócios de qualquer dimensão, independentemente das suas necessidades.

A Maleo não se cinge apenas a uma oferta flexível de serviços. Responde [também] às necessidades que cada cliente coloca. (...) Mas, claro, a flexibilidade ao nível dos escritórios é mais um fator que nos diferencia na forma como oferecemos as soluções mais adequadas, caso a caso. (...) A nossa filosofia, e o que melhor nos distingue no mercado português, é a capacidade de inovar, adaptar, antecipar e compreender os clientes" 

Estamos cientes de que cada empresa tem a sua particularidade, missão e cultura. Neste sentido, a nossa filosofia, e o que melhor nos distingue no mercado português, é a capacidade de inovar, adaptar, antecipar e compreender os clientes. 

O que mudou no segmento de escritórios em Portugal com a pandemia? Acredita que as mudanças vieram para ficar, que se vão manter no futuro?

As empresas procuram cada vez mais suprir as suas necessidades espaciais com o desenvolvimento de soluções que respondam à sua visão e a um modelo de trabalho que não voltará a ser similar ao que se verificava antes de 2020. 

Desde logo, estamos perante uma nova forma de encarar o trabalho, o ‘work life balance’, que resulta de tudo o que nos sobressaltou com a pandemia, mas que é também consequência de uma crescente mudança na mentalidade das pessoas. Ou seja, há que encontrar alternativas atraentes para os colaboradores, que não se restrinjam ao teletrabalho, e com isso aproveitar as valências que os seus postos físicos de trabalho oferecem.  

E tal reflete-se nos espaços, os quais são cada vez mais colaborativos, mais humanos, capazes de criar proximidade entre colegas, como uma forte aposta em zonas comuns, onde se troquem opiniões, onde se vivenciem experiências que criem um maior espírito de grupo. Mas também na criação de condições para atrair e reter os talentos. As pessoas procuram uma miríade de aspetos que as motivem. E um escritório colaborativo, aberto e que não se cinja a uma postura acética e pouco dinâmica, é crucial para o efeito.

Também a transformação digital e as exigências de maior sustentabilidade organizacional têm uma palavra a dizer quanto à nova perceção daquilo que deve ser um escritório. Na Maleo estamos cientes da nossa posição, através de conceitos que se revelam como os mais adequados para o setor, bem como pela capacidade de antecipação a uma realidade que já se encontra entre nós. Isto porque verificamos que as empresas procuram manter integralmente as equipas, embora nem sempre as tenham em simultâneo, com uma estratégia de ocupação que visa obter uma maior rentabilização do seu escritório. As organizações precisam que os espaços se adaptem às circunstâncias e respondam aos apelos, mesmo os mais urgentes. 

Regresso aos escritórios
Crédito: Maleo

Numa era em que o trabalho híbrido está a ganhar força, “ir trabalhar” para o escritório ainda é atrativo?

Ao contrário do propalado por alguns, o anúncio da morte dos escritórios é manifestamente exagerado. O espaço físico continua vivo e de boa saúde. Agora, sabemos que o trabalho híbrido é inevitável, e vai manter a sua relevância no modelo de trabalho das organizações. Naturalmente, terá de se adequar, de acordo com o negócio de cada empresa e a forma como a mesma adota premissas mais ou menos presenciais ao nível dos recursos.

Esta nova forma mais colaborativa de olhar para o mercado de trabalho veio para ficar, sem dúvida. Em conjunto com uma gradual vontade das pessoas em voltar a estar mais tempo no escritório. Espaço e tempo para encontrar os colegas, trocar impressões, desenvolver projetos em parceria, criar ligações entre equipas, mas também junto de clientes e parceiros.

Cientes disso, respondemos a quaisquer necessidades quanto à ocupação dos escritórios. Uma empresa que mantenha integralmente as pessoas, mas que não as tenha em simultâneo no escritório, conta com a Maleo para rentabilizar o seu espaço. É uma oferta otimizada que se adapta às necessidades das empresas, e cujas previsões para os próximos anos apontam para uma dinâmica de crescimento.

A Maleo tem um novo conceito, o Maleo Care. Quando foi criado e em que consiste?

O Maleo Care nasceu no início de 2023, para colmatar as necessidades que sentimos nos clientes que não usam os nossos espaços, mas que apreciam o nosso nível de serviço e todos os benefícios inerentes. O conceito é relativamente simples: levamos para os escritórios de clientes (que não estão num centro Maleo) todos os serviços que a Maleo presta nos seus próprios espaços. Isto retira todo o ónus do lado das empresas para a gestão dos seus escritórios, confiando na equipa profissional da Maleo para o leque de serviços que entenderem. 

"O Maleo Care nasceu no início de 2023, para colmatar as necessidades que sentimos nos clientes que não usam os nossos espaços, mas que apreciam o nosso nível de serviço e todos os benefícios inerentes. O conceito é relativamente simples: levamos para os escritórios de clientes (que não estão num centro Maleo) todos os serviços que a Maleo presta nos seus próprios espaços"

Todos os escritórios corporativos necessitam dos mesmos serviços: gestão de hardware (‘facilities’, AVAC, acessos, mobiliário, limpezas, manutenção, etc.) e ‘soft services’. O conceito de ‘soft services’ pode ser muito lato, mas nós resumimo-lo simplesmente como sendo: tudo o que as empresas precisem ou queiram proporcionar às suas pessoas, valorizando-as e proporcionando uma boa experiência na ida ao escritório, melhorando assim a felicidade e produtividade das equipas.

Que escritórios procuram as pessoas e as empresas
Crédito: Maleo

Uma das empresas que adotou este conceito foi a Airbus, certo? Em que consistiu esta parceria? 

A Airbus foi a empresa que nos convidou e inspirou para criar este pacote de serviços em finais de 2022. Por limitação de confidencialidade, não podemos revelar muitos pormenores, mas podemos adiantar que a Airbus começou as suas operações num centro Maleo e acabou por “levar” a Maleo com ela para os seus novos escritórios no Parque das Nações. A parceria tornou-se verdadeiramente única e benéfica para ambas as partes, pois apoiamos a Airbus em tudo que possa precisar no dia a dia dos seus escritórios, e a Airbus acabar por nos incentivar a criar mais e melhores produtos e serviços que interessam a este tipo de empresas.

A Airbus foi a empresa que nos convidou e inspirou para criar este pacote de serviços [Maleo Care] em finais de 2022. (...) Começou as suas operações num centro Maleo e acabou por 'levar' a Maleo com ela para os seus novos escritórios no Parque das Nações. A parceria tornou-se verdadeiramente única e benéfica para ambas as partes (...). Estamos agora em negociação com várias multinacionais interessadas e contamos começar estas novas operações a partir do segundo trimestre de 2024"

Que outras empresas beneficiam ou podem vir a beneficiar deste serviço/conceito Maleo Care? Há algumas na calha? 

Começámos a divulgar este novo conceito apenas há cerca de dois meses, pois quisemos afiná-lo com alguma calma e rigor. Estamos agora em negociação com várias multinacionais interessadas e contamos começar estas novas operações a partir do segundo trimestre de 2024. A aceitação do conceito tem sido impressionante e esperamos brevemente poder divulgar alguns dos nomes destes clientes.

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