Descobre neste mapa se o município onde vives dá desconto no IRS em 2025.
Comentários: 0
Municípios dão descontos no IRS
Freepik

Já arrancou o período de entrega do IRS 2025, tão aguardado pelos contribuintes que esperam um reembolso. Além dos rendimentos anuais, da retenção na fonte e das despesas dedutíveis, há outros fatores que podem tocar no acerto de contas com o Fisco. É o caso do município onde vives. Isto porque há autarquias que decidiram dar descontos no IRS, abdicando de parte ou de toda a receita que vem do Estado. Descobre quais são os municípios que dão descontos no IRS em 2025 neste mapa preparado pelo idealista/news.

A boa notícia é que a maioria dos 308 municípios portugueses (com dados disponíveis) vai dar algum desconto do IRS este ano, abdicando de parte ou da totalidade da verba de 5% de IRS que lhes é transferia pelo Estado todos os anos, tal como mostram os dados do Portal das Finanças. Podes consultar o montante de devolução de IRS na nota de liquidação do imposto onde diz “Benefício municipal”.

Estes descontos do IRS em 2025 começam nos 0,2% em Alenquer e podem mesmo chegar ao máximo possível de 5%, que vai ser aplicado por mais de 40 municípios este ano. É o caso de Lisboa, Funchal, Loulé ou Albufeira, por exemplo.

O que também salta à vista é que, em ano de eleições autárquicas, mais de 40 autarquias decidiram ser mais generosas, reforçando o desconto do imposto aos moradores. É o caso do Porto, Lisboa, Funchal, Vila Nova de Gaia ou Setúbal.

Este ano o Estado irá transferir aos municípios um envelope de 762 milhões de euros em IRS, do qual cerca de 27% será devolvido aos contribuintes por via dos descontos do imposto (cerca de 204 milhões de euros), segundo calculou o Expresso partindo das contas do Orçamento do Estado.

Note-se ainda que quase 100 autarquias decidiram ficar com a totalidade da receita de IRS, não dando nenhum desconto aos seus moradores, como Bragança, Gondomar, Leiria ou Guimarães. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta