O endividamento das famílias (dos particulares) tem estado a subir nos últimos meses, tendo crescido 3,76% (taxa de variação anual) em dezembro de 2024. Segundo o Banco de Portugal (BdP), no último mês do ano passado, o endividamento dos particulares fixou-se em 159.149,51 milhões de euros, sendo o valor mais elevado desde agosto de 2012 (159.191,25 milhões de euros).
Os dados do BdP indicam, de resto, que o endividamento dos particulares (inclui, além das famílias, empresários em nome individual e instituições sem fins lucrativos ao serviço das famílias) está a subir desde fevereiro de 2024.
“Em 2024, o endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) aumentou 17,0 mil milhões de euros, para 814,1 mil milhões de euros. Deste total, 454,6 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 359,4 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas)”, lê-se no boletim do banco central.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta