Comentários: 0

A associação ambientalista Quercus está a receber, todas as semanas, dezenas de pedidos de esclarecimento sobre o amianto em casas particulares. O problema é que ainda não existe legislação sobre esta matéria e é impossível fazer uma estimativa do número de imóveis onde esta substância pode estar presente. 

Segundo Carmen Lima, do Centro de Informação da Quercus, as dúvidas colocadas pelas pessoas são relativas sobretudo às “coberturas de fibrocimento". Trata-se de um material que, contendo amianto, é mais fácil de identificar, embora seja uma substância aplicada em isolamentos, revestimento de paredes, tetos falsos, depósitos e condutas, entre outros materiais. Citada pelo Diário de Notícias, a responsável adiantou que esta é uma questãocomplicada”, porque “não existe enquadramento legislativo”.

A polémica em torno da utilização de amianto na construção de edifícios foi conhecida após vários trabalhadores, nomeadamente da Direção Geral de Energia, terem desenvolveram cancro.

No Parlamento, o ministro da Educação Nuno Crato adiantou que será conhecida dentro de semanas a lista de todos os edifícios do ministério com amianto na sua estrutura. O governante revelou ainda que este ano serão removidas placas de fibrocimento em 150 escolas, sendo que o mesmo já sucedeu em 147 escolas no ano passado.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta