IRS 2023: guia prático para que nada falhe

A entrega da declaração de IRS ao Fisco já arrancou e termina dia 30 de junho de 2023. Ainda há tempo para submeter a declaração de rendimentos no Portal das Finanças, mas nunca é demais recordar algumas notas importantes. A pensar nisso, o idealista/news preparou um guia prático com dicas úteis: desde os prazos do IRS, quais as despesas dedutíveis e como declarar a pensão de alimentos, como funciona a isenção de mais-valias, até como fazer o IRS dos recibos verdes. Tudo para maximizar o valor dos reembolsos, que já estão a chegar ao bolso dos contribuintes.
Reembolso do IRS

Ainda não recebeste o reembolso do IRS? Confirma isto

Já submeteste o teu IRS há várias semanas, mas ainda não recebeste o reembolso? Poderá ser por teres dados em falta na tua declaração de IRS. Segundo a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), há liquidações do IRS referente a 2022 que ainda não foram pagas ou porque falta registar o IBAN ou porque o IBAN não se encontra válido.
Emails fraudulentos

IRS 2023: Fisco alerta para envio de emails fraudulentos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a existência de uma mensagem fraudulenta que está a ser enviada por email referente a uma declaração de rendimentos. A campanha de IRS, recorde-se, arrancou dia 1 de abril e os contribuintes podem entregar a declaração anual de IRS ao Fisco, referente aos rendimentos de 2022, até 30 de junho. 
Reembolso do IRS

Reembolso rápido do IRS? AT recomenda atualizar o IBAN

A campanha de entrega do IRS 2022, relativa aos rendimentos de 2021, arrancou no dia 1 de abril e vai estender-se até 30 de junho, sendo que as declarações entregues depois desta data são consideradas fora do prazo. Segundo a Autoridade Tributária (AT), “já foram emitidos cerca de 1.253 milhões de euros em reembolsos”. O Fisco recomenda, de resto, os contribuintes a atualizarem o respetivo IBAN no Portal da Finanças, para facilitar e agilizar o processo. 
Como colocar rendimento de filhos no IRS

IRS 2022: como incluir rendimentos de um filho na declaração?

Já arrancou a campanha de IRS 2022. A declaração pode ser enviada no Portal das Finanças até ao próximo dia 30 de junho. E os primeiros reembolsos de IRS já começaram a ser processados na passada sexta-feira, dia 8 de abril. A verdade é só uma: quanto mais depressa entregares o antigo modelo 3, mais rápido terás o reembolso de IRS – se for caso disso. Mas neste processo são várias as dúvidas que surgem e uma delas prende-se com a introdução dos rendimentos de filhos na declaração. Explicamos tudo.
Dúvidas ao entregar IRS 2022

Entregar o IRS 2022? Perguntas e respostas para que nada falhe

Está em curso a corrida ao IRS 2022. Foi no passado dia 1 de abril de 2022 que arrancou a  entrega desta declaração ao Fisco e, sete dias depois, já haviam sido enviados 1,3 milhões de documentos. E os primeiros reembolsos do IRS também já começaram a ser processados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) na passada sexta-feira. Mas ainda há muita estrada para percorrer, já que há milhões de declarações de IRS por entregar. E para que nada falhe na hora de enviar o antigo modelo 3 ao Fisco, o idealista/news preparou um conjunto de perguntas e respostas essenciais sobre o IRS 2022.
Ajuda para fazer IRS 2022

IRS 2022: Finanças têm 200 mil vagas para atendimento em abril

Os serviços de Finanças têm 200 mil vagas para atendimento por marcação, em abril, para ajudar os cidadãos na entrega da declaração do IRS, estando prevista a disponibilização de mais vagas nos meses seguintes.“Temos já reservadas 200 mil vagas para atendimento por marcação para ajudar os cidadãos n
Reembolso do IRS

Reembolso do IRS: processamento começa na 1.ª quinzena de abril

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, estima que o processamento dos reembolsos do IRS se inicie na primeira quinzena de abril, devendo os contribuintes abrangidos pelo IRS automático estar entre os primeiros contemplados.“Começaremos a fazer processamento de reembols