Rendas pagas pelos inquilinos

Arrendamento: rendas pagas pelos inquilinos mantêm subida em junho

Depois de muito terem desacelerado o crescimento no início de 2025, as rendas das casas pagas pelos inquilinos em Portugal mantiveram o ritmo de subida em junho de 5,2%, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).As rendas efetivamente pagas pelos inquilinos em Portugal iniciaram um ciclo de d
Renda das casas em Portugal

Rendas das casas em Portugal: descobre quanto custa no teu município

O mapa de Portugal divide-se quando se analisam as rendas das casas. É no litoral onde se concentram os municípios mais caros para arrendar casa, com Lisboa a liderar a lista (15,63 euros/m2). À medida que se viaja para o interior, as rendas vão ficando cada vez mais baixas, caindo até aos 2,28 euros/m2 em Vila Flor (distrito de Bragança), que é o concelho mais barato do país. Descobre quanto custa arrendar casa no teu município neste mapa preparado pelo idealista/news tendo por base os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE).
famílias

Apoio à renda alterado: restrições vão ser eliminadas

O Governo quer salvaguardar a situação das pessoas que perderam o apoio à renda na sequência de uma alteração do valor do contrato ou venda do imóvel. Segundo declarações do ministro da Habitação, Miguel Pinto Luz, estas restrições vão ser eliminadas.
Arrendar casa em Portugal

Arrendar casa em Portugal ficou 20,4% mais caro em 2023

O mercado de arrendamento foi encarado como um “refúgio” ao longo de 2023, numa altura em que comprar casa se tornou mais difícil, quer pela subida dos preços das habitações e dos juros nos créditos, quer pela perda de poder de compra por via da inflação. Mas a oferta de casas no mercado de arrendamento não acompanhou a dinâmica da procura, gerando uma subida dos preços das casas para arrendar em Portugal de 20,4% em 2023, tendo em conta os dados de dezembro de 2023 e do mesmo mês do ano passado. Assim, arrendar casa tinha o custo mediano de 15,5 euros por metro quadrado (euros/m2) no final de dezembro, segundo revela o índice de preços do idealista. Já em relação à variação mensal, a subida da renda da casa foi de 0,8% e a trimestral de 0,9%.
rendas sofrem um dos maiores aumentos dos últimos anos

rendas sofrem um dos maiores aumentos dos últimos anos

as rendas mais recentes – posteriores a 1967 – devem aumentar 3,19% no próximo ano enquanto as mais antigas – anteriores a 1967 – aumentarão 4,79%, segundo dados do instituto nacional de estatística (ine), que tem por base o valor anual da inflação.
mais de três mil casas entregues aos bancos no primeiro semestre

bancos ficam todos os meses com 500 casas

antónio frias marques, presidente da associação nacional dos proprietários (anp), disse, em entrevista ao correio da manhã (cm), que "todos os meses os bancos ficam com 500 casas por falta de pagamento", e que essa é uma situação que "vai piorar".