Faz amanhã 30 anos que os portugueses têm a possibilidade de usar Multibanco (MB). A rede foi lançada em 1985 e, segundo a SIBS, existem cerca de 13.000 caixas de MB, sendo que o serviço continua a cumprir o objetivo de simplificar a vida das pessoas e empresas.
“As coisas só se avaliam pelos resultados. Teve de passar algum tempo para fazermos uma análise maior. Olhando para trás e para a atualidade conseguimos perceber que seria inimaginável as pessoas levantarem dinheiro apenas aos balcões dos bancos onde possuíam conta e ter de estar em longas filas. Parece a pré-história”, disse o presidente do Conselho de Administração do Grupo SIBS, Vítor Bento, em entrevista à Lusa.
A rede de caixas de Multibanco (MB), o primeiro projeto da SIBS, foi lançada em 1985 com a instalação de nove equipamentos em Lisboa e no Porto, que permitiam fazer levantamentos, consultas (saldos e movimentos) e alteração de PIN (código), revelou a a SIBS. Em Lisboa, o primeiro multibanco foi instalado no Banco Nacional Ultramarino (BNU) do Rossio e no Porto no Banco Borges e Irmão (BBI) na Rua Bonjardim.
Atualmente, segundo a SIBS, existem cerca de 13.000 caixas de MB e mais de 19 milhões de cartões em circulação, estando disponíveis mais de 60 funcionalidades, como por exemplo: pagamento de faturas da água, luz ou o gás, carregamento de telemóveis, pagamento de portagens, transferências de dinheiro, pagamentos ao Estado, compra de bilhetes para transportes e espetáculos e emissão de licenças de pesca e até fazer donativos.
“Os dados mostram bem a facilidade da vida de hoje e a dinâmica de desenvolvimento que a SIBS introduziu. Enquanto nos outros países foi feito banco a banco, em Portugal foi feito de forma cooperativa, o que permitiu alavancar um conjunto de funcionalidades que de outra forma não seria possível”, explicou Vitor Bento.
Também a presidente executiva do Grupo SIBS, Madalena Cascais Tomé, elogiou os benefícios conseguidos com a chegada do MB ao país. “O serviço MB é único no mundo. Os portugueses são os únicos que podem usar qualquer cartão em qualquer lugar, a qualquer hora. É algo que não acontece noutros países. Por isso, cumpre a sua missão de proporcionar eficiência e ajudar os portugueses a libertarem o seu tempo para o que é mais importante”, adiantou, citada pela Lusa.
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