
O Natal de 2016 foi próspero. A prová-lo estão os números da SIBS, a gestora da rede de multibancos, que confirmam que os portugueses gastaram mais este Natal que no do ano anterior. Entre levantamentos e pagamentos através da rede multibanco feitos entre 28 de novembro e 25 de dezembro, foram movimentados 5,674 mil milhões de euros, mais 7,3% que no período homólogo.
“[No período em causa] foram efetuados, nos Caixas Automáticos da Rede Multibanco, 34,5 milhões de levantamentos no valor de 2.397 milhões de euros. No mesmo período foram efetuadas, nos Terminais de Pagamento Automático da Rede Multibanco, 82,8 milhões de compras no valor de 3.277 milhões de euros”, refere a SIBS em comunicado.
Segundo o Expresso, em 2011, ano marcado pela entrada da Troika no país, os levantamentos e compras feitos na rede multibanco situaram-se neste período nos 5.010 milhões, menos que os 5.240 milhões registados em 2010.
A publicação adianta, de resto, que este ano o pico de transações na rede multibanco em Portugal aconteceu às 11h52m14s de dia 24 de dezembro, véspera de Natal, quando foram processadas 267 transações por segundo.
Os dados da SIBS mostram ainda que “o valor médio levantado por dia foi de 69 euros” e que “em compras o valor médio dos pagamentos em lojas foi de 40 euros”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta