Comentários: 0
SIBS lança plataforma que promete revolucionar os serviços de pagamentos
GTRES

A dona do Multibanco lançou a API Market, a primeira plataforma nacional de 'open banking' (banca aberta) que agrega 18 bancos nacionais e que dá acesso a 95% das contas bancárias em Portugal. Trata-se de uma ferramenta que irá impulsionar um “novo ciclo na história de pagamentos”, uma tecnologia já comparada à revolução provocada pelo aparecimento do Multibanco há 35 anos.

A plataforma vai permitir aos bancos nacionais e aos novos 'players' a implementação das novas regras resultantes da diretiva de pagamentos europeia, conhecida como PSD 2, que permite a entrada de novos operadores no mercado e o reforço das inovações tecnológicas nos serviços de pagamento.

Na prática, e numa linguagem simples, esta diretiva indica que os bancos têm de partilhar os dados das contas dos clientes com outras entidades, caso isto seja autorizado pelo cliente.

“Este dia marca um novo ciclo na história dos pagamentos e dos serviços financeiros em Portugal”, disse Madalena Cascais Tomé, presidente da comissão executiva da SIBS, em comunicado. “Tal como fez há 35 anos com o lançamento do Multibanco, a SIBS lança um novo ciclo da tecnologia financeira, que vai mudar para sempre a forma como os clientes lidam com os pagamentos e como interagem com os serviços financeiros”, lê-se no documento.

Para já, a API Market vai funcionar em modo 'sandbox' (teste), que permite aos programadores testar as ligações com a utilização de dados fictícios. A partir de 13 de março começarão a ser disponibilizados os dados reais dos bancos e a 14 de setembro serão disponibilizadas as API para os meios de pagamento específicos de Portugal, passando a permitir, por exemplo, pagamentos de serviços, pagamentos ao Estado e carregamento de telemóveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade