A empresa de alarmes Verisure Plc anunciou planos para obter cerca de 3,1 mil milhões de euros através de uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês) em Estocolmo, num dos lançamentos mais aguardados do setor e que poderá ser o maior da Europa nos últimos três anos.
De acordo com a Bloomberg, a Verisure é maioritariamente detida pela firma de private equity norte-americana Hellman & Friedman LLC, que investiu inicialmente na empresa em 2011 com uma avaliação de 2,3 mil milhões de euros e adquiriu uma participação de controlo em 2015. Desde então, as receitas da empresa quintuplicaram. “Os recursos angariados vão ser utilizados para reduzir a dívida líquida e financiar a aquisição da ADT México”, lê-se na publicação.
O CEO da Verisure, Austin Lally, que se juntou à empresa em 2014 após 26 anos na Procter & Gamble, comentou em entrevista à Bloomberg TV que a estratégia da empresa assenta em inovação, construção de marca e execução comercial eficiente. Segundo a Bloomberg, a listagem deverá ocorrer nas próximas semanas e é considerada crucial para reforçar a posição da empresa nos mercados europeu e latino-americano.
Em 2024, a Verisure registou receitas recorrentes anualizadas de aproximadamente 3,1 mil milhões de euros e um lucro antes de juros e impostos ajustado de 819 milhões de euros. Analistas indicam que a redução da dívida prevista com o IPO poderá melhorar o perfil de crédito da empresa, atualmente classificada quatro níveis abaixo do grau de investimento, mas com perspetiva positiva.
Fundada em 1988 na Suécia, a Verisure desenvolve sistemas de segurança monitorizados para habitações e pequenas empresas, incluindo detectores de vídeo e câmaras, barreiras de fumo, sensores de choque e fechaduras inteligentes. A IPO poderá inspirar outras grandes empresas a considerarem a entrada nos mercados de capitais europeus, reforçando Estocolmo como um destino estratégico para listagens de grande dimensão.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta