Autarca de Pedemonte comprou um edifício onde vai construir entre 4 a 5 novas casas para arrendar a 1 euro por dia.
Comentários: 0
Arrendar casa por 1 euro em Itália
Cosmin latan (CC BY-SA 3.0) - wikimedia commons

Vários municípios italianos têm lançado iniciativas de venda de casas por 1 euro, com o objetivo de dar uma nova vida ao interior do país. E agora há uma nova forma de estimuar a repovoação do coração de Itália. O município de Pedemonte lançou uma iniciativa na qual é possível arrendar uma casa a 1 euro por dia, uma forma de atrair cidadãos para este concelho situado a norte do país. Fomos descobrir como funciona esta iniciativa.

Pedemonte é uma cidade que possui, hoje, cerca de 700 habitantes. Ao longo dos últimos anos, este município foi perdendo população de forma gradual, um fenómeno comum a muitos territórios italianos, sobretudo, os situados no interior.

Foi para travar o despovoamento que se faz sentir neste concelho, que o autarca Roberto Carotta decidiu arregaçar as mangar e desenhar uma iniciativa para atrair famílias jovens a viver na cidade que se situa apenas a 1 hora e meia de carro de Veneza.

Recorrendo aos "Fondi comuni confinanti" ( "Fundos Mútuos Vizinhos", numa tradução livre para a língua portuguesa), o autarca comprou um edifício para reabilitar, onde vão nascer 4 a 5 apartamentos. E, depois, vai colocá-los para arrendar a 1 euro por dia. Em breve, no site do município de Pedemonte vão ser abertas as inscrições das famílias interessadas a instalarem-se neste apartamentos.

Só a este projeto o município italiano de Pedemonte já destinou 500 mil euros, aos quais se vão somar outros 150 mil euros para combater o declínio demográfico.

O objetivo é claro: atrair novas famílias jovens para Pedemonte e manter na aldeia as crianças que já lá vivem. Para isso, o município também pretende fazer de tudo para manter as escolas abertas e apoiar serviços fundamentais aos cidadãos. Por outro lado, a possibilidade de comprar mais casas também já está em estudo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta