
É hora de escolheres e reservares a tua casa de férias e queres fazê-lo pela Internet, mas tens medo de seres alvo de fraude? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.
Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.
O meu filho tem-nos dito para arrendarmos a casa de férias pela internet. Mas não há riscos? Será que não acabamos por ter uma surpresa desagradável?
O teu filho saberá certamente que há cada vez mais pessoas a arrendar casas de férias em Portugal e no estrangeiro através de plataformas na Internet. Como em qualquer situação contratual, há cuidados que deves ter antes de arrendar, por esta via, a casa de férias.
Deves começar por fazer uma pesquisa cautelosa na net e diversificada. Dependendo das comissões cobradas aos proprietários, o mesmo apartamento pode estar disponível em vários sites com preços diferenciados. Portanto, procura bem a melhor oferta.
Cautela, por exemplo, na informação pessoal que forneces a plataformas informáticas - Nome, e-mail e até um número de telemóvel são já facilmente partilháveis, mas há que evitar cópias de documentos de identificação.
A cautela também deve prever situações imprevistas. Ou seja, verifica as condições de cancelamento destes arrendamentos, pois, se acontecer o tal imprevisto, tens de conhecer as políticas de cancelamento, que variam nas diferentes plataformas. Nomeadamente no que respeita a taxas de hospedagem não reembolsáveis.
Convém, ainda, que solicites informações adicionais sobre a casa. Saber se o prédio dispõe de elevador, se a casa fica no rés-do-chão ou no primeiro andar ou se há estacionamento por perto, enfim todas as condições que podem fazer a diferença para a tua escolha.
Confirma também a disponibilidade da habitação para o período desejado, pois nem sempre os calendários estão atualizados.
Quanto ao pagamento, a cautela terá de ser redobrada. Se não obtiveres validação do perfil de utilizador durante o processo de registo, não avances para o pagamento de qualquer reserva de casa, nem dês autorizações para pagamentos através do cartão de crédito.
Por fim, e estamos certo que o teu concordará, comenta e lê os comentários. Boas e más apreciações de hóspedes anteriores podem ser um bom barómetro para a escolha. No final da estadia, deixa o teu comentário sobre a casa na plataforma onde a arrendou.
Para poder comentar deves entrar na tua conta