
Todas as quartas-feiras abrimos as portas de um hotel com encanto. E desta vez viajamos até Poznan, considerada o berço da nação polonesa e uma das capitais históricas do país, devido ao facto de ter sido a residência dos seus monarcas. Está localizada entre Varsóvia e Berlim, por isso é um local de encontro e troca nas rotas comerciais. O seu legado patrimonial é inegável, especialmente no centro, que foi declarado património histórico em 2008.
Mas não só isso, também tem uma grande tradição artesanal, industrial, académica e justa. Toda esse amálgama de peculiaridades deu origem a uma cidade turística com identidade própria, que se manifesta em edifícios antigos e modernos. O Puro Hotel é um exemplo perfeito.

Um olhar sobre a história
O Puro Hotel abriu as suas portas em 2014. Uma década depois, o estúdio de design Holloway Li realizou uma transformação excecional, combinando a história e o artesanato da cidade com o design contemporâneo. Como eles explicam desde o estúdio, "foram inspirados pela herança artesanal de Poznan, desde as formas aerodinâmicas e interiores luxuosos das carruagens de comboio do início do século XX produzidos em fábricas locais até a vidraria experimental dos anos 70".

A reforma abrangeu tanto o lobby quanto os quartos, criando espaços que evocam uma "camada de história". A receção destaca-se pelo seu balcão curvo de azulejos vermelhos queimados, erguidos sobre pedestais de calcário esculpidos. Em frente a ele, um tapete tecido à mão, inspirado na vizinha Praça do Mercado Velho, reforça a conexão com a identidade local, enquanto a luminária pendente moderna adiciona um toque contemporâneo.
Um dos elementos mais distintivos do redesenho é a parede divisória do salão, que apresenta um grande recorte circular de latão, uma referência aos comboios de alta velocidade produzidos em Poznan no século XX.
Artesanato e design
A colaboração com artistas e artesãos locais foi fundamental para o projeto. "A seleção das obras de arte foi o resultado de uma estreita colaboração com o diretor artístico do Puro, Gosia Jankowska, que gere a crescente coleção de arte do hotel", disse o estúdio. Essas obras também destacam a riqueza cultural de Poznan.




Para poder comentar deves entrar na tua conta