Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Voos low cost para a Terceira, nos Açores, arrancam em dezembro

Autor: Redação

Dois anos depois da liberalização da rota aérea dos Açores, uma primeira companhia de baixo custo vai começar a voar para a ilha Terceira. A Ryanair, que vende bilhetes de avião low cost, vai iniciar no dia 2 de dezembro de 2016 uma operação de voos, com quatro ligações semanais a Lisboa e duas ao Porto, financiada por fundos públicos.

A operação para a ilha Terceira da Ryanair irá permitir o transporte de 100.000 passageiros por ano, segundo as estimativas do diretor de rotas da companhia aérea, Niall O'Connor, citado pela Lusa.

O novo modelo de transporte aéreo entre os Açores e o continente português, que contempla a liberalização das rotas das ilhas de São Miguel e Terceira, entrou em vigor a 29 de março de 2015.

Nessa altura, recorda a agência de notícias, iniciaram-se operações de baixo custo para São Miguel, com as companhias aéreas Ryanair e easyJet, mas as ligações à ilha Terceira continuaram a ser asseguradas apenas pelas companhias portuguesas SATA e TAP.

Depois de as viagens liberalizadas para a Terceira terem saído para a agenda política e mediática em julho de 2015, já este ano, em abril, o atual primeiro-ministro, António Costa, anunciou, na ilha dos Açóres, um financiamento por parte do fundo nacional do turismo, para iniciativas de promoção da ilha da Terceira e melhoria da oferta de transporte, que incluía duas novas rotas low-cost para Lisboa e Porto.