Edifício histórico em Oeiras vai ser reabilitado pela Imobimacus, sociedade administradora de imóveis do Grupo Hotéis Turim
Comentários: 0
Paço Real de Caxias vai ser transformado em hotel de luxo pelo Grupo Turim
Revive

Construído em meados do século XVII e antiga residência de férias da família real, o Paço Real de Caxias, Oeiras, está agora em vias de ganhar uma nova vida. O Grupo Hotéis Turim venceu o concurso para a reabilitação do imóvel histórico, localizado na frente à linha de costa, no âmbito do programa Revive. A futura unidade hoteleira vai ter cerca de 120 quartos, numa área bruta total de construção de 5.816,93 metros quadrados (m²).

O Grupo Hóteis Turim, fundado em 1992 e atualmente com 21 unidades em Portugal, venceu assim a 12.ª adjudicação do Revive - programa lançado pelo anterior Governo e que tem como objetivo valorizar o património público que se encontra devoluto - ficando a pagar uma renda anual superior a 216 mil euros ao Estado.

"A reabilitação do Paço Real de Caxias vai ser realizada pela IMOBIMACUS, Sociedade Administradora de Imóveis, SA, do Grupo Hotéis Turim, no âmbito da 12.ª adjudicação do Programa Revive”, segundo um comunicado do Ministério da Economia e Transição Digital (METD).

O Paço Real de Caxias foi construído por iniciativa do Infante D. Francisco de Bragança, e concluído pelo futuro rei D. Pedro V, que o utilizou como residência de férias da família real. Inicialmente incluía a quinta, os jardins geométricos de influência francesa, inspirados nos jardins do Palácio de Versalhes, e a cascata da segunda metade do século XVIII. Destacam-se também as esculturas nos jardins, os tetos pintados e os azulejos azuis e brancos na fachada do edifício principal.

Outros imóveis do Estado a serem recuperados

O Programa Revive é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais, sendo que até agora foram, de acordo com a mesma fonte, “lançados concursos relativos a 20 imóveis e encontrando-se aberto o concurso para a concessão do Palacete dos Condes Dias Garcia, em S. João da Madeira, integrado já na 2ª fase deste Programa”.

Revelando que em breve “será lançado o concurso da concessão do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo”, o Governo indica ainda que as “12 concessões adjudicadas no Revive representam mais de 100 milhões de euros de investimento privado na recuperação de imóveis públicos e mais de 2 milhões de euros em rendas anuais”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta