As propostas para reabilitar e explorar este hotel poderão ser enviadas até dia 23 de novembro de 2021.
Comentários: 0
Revive: Hotel Turismo da Guarda está em concurso para ganhar nova vida
Revive

Há novidades sobre o programa Revive. O Hotel Turismo da Guarda foi colocado em concurso público esta segunda-feira, dia 26 de julho de 2021. As propostas para reabilitar e explorar este hotel poderão ser enviadas até dia 23 de novembro de 2021.

Trata-se, então, de um concurso para a concessão de exploração do Hotel Turismo da Guarda, tendo em vista a recuperação do imóvel com área bruta de construção de 11.363 metros quadrados e a sua valorização através da exploração turística. A duração da concessão é de 50 anos, sendo que a renda mínima anual situa-se nos 35.317 euros, revela o gabinete do ministro de Estado, da Economia e Transição Digital em comunicado enviado às redações.

Os investidores interessados terão um prazo de 120 dias para apresentação de propostas. E, note-se, que estas devem ainda explicar de que forma o renascer do hotel irá contribuir para atrair turistas para a região da Guarda e para gerar novas dinâmicas na economia local.

Revive: Hotel Turismo da Guarda está em concurso para ganhar nova vida
Revive

Hotel fez parte do lote inicial do programa

O Hotel Turismo da Guarda um dos primeiros imóveis colocados a concurso no âmbito do programa Revive – em concreto o 25º imóvel. Mas o projeto vencedor não chegou a arrancar. Em comunicado, o gabinete da tutela explica porquê: “Em maio de 2018 foi assinado contrato de concessão para a recuperação e exploração deste imóvel pelo consórcio composto pelas sociedades MRG Property, S.A. e MRG – Construction, S.A., mas o projeto não avançou, devido a dificuldades financeiras com que o grupo concessionário, entretanto, se defrontou”.

Depois o contrato foi revogado e agora foi lançado novo concurso que pretende dar “uma nova vida a este emblemático edifício da cidade da Guarda, projetado em 1936 pelo arquiteto Vasco Regaleira”, referem no documento.

Revive integra 52 imóveis

Depois de ter lançado o primeiro lote de 33 imóveis – que incluía este hotel – o programa Revive lançou em 2019 a sua segunda edição integrando mais 16 novos edifícios. Em 2021 já foram incluídos outros três novos imóveis de um terceiro lote que será anunciado até ao final do ano. Além do hotel agora anunciado, estão em concurso:

Atualmente, este programa integra um total de 52 imóveis, estando 22 situados em territórios de baixa densidade. E já foi adjudicada a concessão de 18 destes imóveis, representando mais de 138 milhões de euros de investimento privado na recuperação de património público e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros, avançam ainda.

Recorde-se que o programa Revive é uma iniciativa dos Ministérios da Economia, da Cultura, das Finanças e da Defesa, que conta com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, tendo em vista a recuperação e valorização do património público devoluto e o reforço da atratividade dos destinos regionais.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade