Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Alojamento Local: truques para aumentar as reservas

Explicamos como tirar partido do efeito ‘Billboard’ para ajudar os investidores a recuperar o negócio perdido na pandemia.

Reservas de alojamento local
Imagen de Tumisu en Pixabay
Autor: Redação

O ‘Billboard Effect’ é a relação direta entre a visibilidade num portal de OTA (Online Travel Agency) e as reservas diretas feitas no website próprio do alojamento. O termo foi cunhado por Chris Anderson na Universidade de Cornell em 2009, depois do estudo ‘Search, OTAs, and online booking: An expanded analysis of the billboard effect’, no qual concluiu que os sites de alojamentos e hotéis que aparecem em plataformas como a Rentalia, Booking.com ou Airbnb conseguem aumentar as vendas diretas no seu site entre 7,5% e 26%. Quer isto dizer que se tiveres um anúncio numa OTA poderás atrair mais utilizadores e aumentar o tráfego.

É preciso lembrar que estes portais não deixam de ser uma “montra” e que, além disso, investem milhões para posicionar-se no Google, e por isso pode ser muito difícil competir por determinadas ‘keywords’. Portanto, é de extrema importância ter uma boa descrição do alojamento, em que deves acrescentar um ‘by #nome do alojamento’ e ‘by# nome do site’, uma vez que assim será mais fácil para os viajantes encontrarem o teu site. No final das contas, os OTAs (sites intermediários) não lutam por palavras-chave que contemplem o nome da tua marca.

Está claro que quando reservamos as nossas férias fazêmo-lo depois de consultar vários alojamentos em vários sites – depois de estudar os preços e comodidades de todos eles. Mas não contamos apenas com essas informações, também consultamos as opiniões de outros utilizadores nas diferentes plataformas. Portanto, reservar um alojamento não é um processo de compra impulsivo.

A equipa do Avaibook (software de gestão de alojamentos turísticos do idealista) preparou uma lista de dicas que podem ajudar-te a tirar partido do efeito 'Billboard' para aumentar as reservas do teu alojamento.

Como aproveitar o efeito ‘Billboard’ para aumentar as reservas

  • Aumenta a presença nas OTAs mas sem perder tempo a anunciar em plataformas que os teus potenciais clientes não visitam. O ideal é ter anúncios perfeitamente otimizados em 5 ou 6 plataformas. Quanto a mais plataformas te conectares, mais trabalho de manutenção será necessário e poderás não ter uma conexão completa em todas elas. Na AvaiBook, recomendamos - no mínimo - estar na Rentalia, Booking.com, Expedia, Airbnb ou Vrbo;
  • Define um bom título para o teu alojamento nos OTAs em que anuncias, incluindo o nome da tua marca para que os viajantes a encontrem mais facilmente no Google;
Photo by John Schnobrich on Unsplash
Photo by John Schnobrich on Unsplash
  • Otimiza o teu site. Não te esqueças que também podes diferenciar-te da concorrência com um design atraente e conteúdo de qualidade como vídeos ou imagens e ainda fazer um Virtual Tour 360º. E claro, o teu site tem de ser sinónimo de usabilidade, isto é, a navegação tem de ser simples. Se, além disso, tiveres o site em vários idiomas, aumentarás as possibilidades de receber mais reservas.
  • Usa um motor de reservas focado em vendas diretas e que obviamente seja ‘responsive’ - quanto mais simples for o processo de reserva, maior será a tua taxa de conversão. Evita ainda realizar o ‘cross selling’ durante o processo de reserva.
  • Preços competitivos. Oferece promoções ou cuões para reserva direta, assim reduzirás as comissões das OTAs e verás o teu RevPAR aumentar.
  • Oferece mais serviços nas reservas diretas. Pode ser um pacote de boas-vindas, estacionamento gratuito ou check-out tardio.

Além disso, se conseguires que o viajante reserve no teu site, o processo de fidelização será mais fácil, uma vez que irá tornar-se teu cliente.