Este é o Top5 de uma votação levada a cabo pela European Best Destinations.
Comentários: 0
Mercado de Natal na Europa
Mercado de Natal em Basel Switzerland Tourism

Em 2021, os mercados de Natal por toda a Europa (assim como em Portugal) vão encher as ruas com o espírito natalício. Vinho quente, aroma de canela e canções de Natal vão trazer este espiríto até às famílias depois de mais um ano marcado pela pandemia da Covid-19. Anualmente, o European Best Destinations promove uma votação para descobrir quais são os mais belos mercados de Natal da Europa. Este ano o primeiro lugar do Top 10 pertence ao mercado de Basel, na Suíça.

1. Basel (Suíça)

Neste 2021, o mercado de Natal mais votado situa-se em Basel, na Suíça, e conseguiu reunir um total de 14.201 votos. Com uma tradição natalícia enraizada, a cidade suíça transforma seu centro histórico com luzes, árvores e grinaldas decorativas. Pequenas lojas de artesanato e gastronomia podem ser encontradas na Barfüsserplatz e na Münsterplatz. Aqui poderás saborear o tradicional Basel Läckerli, uma espécie de pão de gengibre, a típica raclette suíça ou as populares salsichas grelhadas num ambiente excecional.

Mercado de Natal Budapeste
Mercado de Natal de Budapeste LIAM MCKAY ON UNSPLASH

2. Budapeste (Hungria)

Na segunda posição está Budapeste, angariando um total de 10.424 votos. A capital da Hungria instala o seu principal mercado em frente à Basílica, onde se pode encontrar artesanato e comida tradicional húngara, como o bolo flodni. Graças à beleza de suas pequenas lojas, luzes e enfeites natalícios, Budapeste conquistou o primeiro lugar em 2019, batendo todos os recordes, com 39.448 votos. Este mercado está, aliás, classificado no Top3 desta ranking pelo terceiro ano consecutivo.

Mercado de Natal Poznan
Mercado de Natal em Poznan SHUTTERSTOCK

3. Poznan (Polónia)

A Praça do Mercado Velho e a Praça da Liberdade são os principais espaços onde decorrem as festas de Natal na cidade polaca, que obteve um total de 9.092 votos. Além das imensas lojas de madeira que vendem artesanato e comida, as suas ruas acolhem o Festival Internacional de Escultura no Gelo, onde escultores de todo o mundo vão transformar enormes blocos de gelo em obras de arte. A cereja no topo do bolo de qualquer visita a Poznan durante o Natal é a roda gigante, onde é possível desfrutar da vista sobre o centro histórico da cidade.

Mercado de Natal Viena
Mercado de Natal de Viena Istock

4. Viena (Áustria)

A magia de Viena começa em meados de novembro, quando as pequenas lojas de madeira enchem as ruas com comida tradicional da quadra natalícia e poncha quente. Isto é especialmente verdade na praça da câmara municipal. O tradicional e mágico Vienna Advent oferece tudo o que o visitante precisa nesta época do ano: presentes, enfeites para as árvores, artesanato e várias atividades, como workshops para desenvolver a criatividade. Este ano alcançou a quarta posição com 9.065 votos.

Mercado de Natal Bruxelas
Mercado de Natal de Bruxelas Shutterstock

5. Bruxelas (Bélgica)

A Winter Wonders atrai todos os olhares da capital belga, que recebeu 8.024 votos no ranking dos melhores mercados de Natal da Europa. Com um total de 2,5 milhões de visitantes, é um evento de fim de ano imperdível em Bruxelas. Juntamente com Estrasburgo e Viena, Budapeste tem sido uma das cidades europeias mais interessantes para visitar nesta época do ano. Aqui não faltam grandes clássicos: espetáculos de luz e música, uma árvore majestosa, um presépio em tamanho real, uma pista para patinar no gelo e inúmeras exposições. Sem esquecer as tradicionais lojas de madeira.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta