
Nisa, uma histórica vila situada no coração do Alentejo, oferece a quem a visita um rico património cultural. Muito conhecida pelo seu queijo de ovelha, esta vila alentejana encanta todos aqueles que por ali passam. O castelo, o pelourinho e a igreja matriz são alguns dos pontos de tudo o que ver em Nisa.
O que visitar em Nisa: história e património

Nisa está repleta de monumentos históricos que merecem ser visitados e conhecidos. Se não sabes o que visitar no Alto Alentejo, podes começar por aqui,
- Pelourinho de Nisa. Símbolo da autonomia e justiça municipal, este pelourinho situa-se no centro histórico.
- Castelo de Nisa. Esta fortificação oferece uma vista panorâmica sobre a vila e as planícies alentejanas. As suas muralhas estão bastante bem conservadas.
- Fonte do Frade. É conhecida pela qualidade da água e pela lenda que envolve a sua origem ligada aos frades da região.
- Igreja Matriz de Nisa. Dedicada a Nossa Senhora da Graça, esta igreja é um exemplo da arquitetura religiosa da região.
- Museu do Bordado e do Barro. Este museu celebra duas tradições artesanais de Nisa, o bordado e a cerâmica, mostrando a habilidade e a criatividade dos artesãos locais.
Aventura na natureza: o que ver em Nisa com crianças

A vila de Nisa e os seus arredores oferecem várias atividades que podem ser apreciadas por toda a família.
Uma das primeiras paragens pode ser o Parque Natural da Serra de São Mamede, onde os trilhos são perfeitos para uma caminhada leve com os pequenos. Além disso, a Barragem de Póvoa e Meadas oferece o cenário ideal para um piquenique em família.
Se quiseres incluir uma aventura mais física, o Geopark Naturtejo dispõe de atividades geológicas para todos que incluem passadiços. Para mais informações sobre este espaço, podes consultar o site oficial do Geopark.
Do Crato a Alpalhão, vilas nos arredores de Nisa

Crato, Alpalhão, Amieira do Tejo ou Portalegre são tesouros escondidos perto de Nisa que merecem ser explorados. Se estás a pensar em fazer um roteiro sobre o que visitar no Alentejo em 3 dias, podes começar por aqui,
- No Crato, destaca-se o Mosteiro de Flor da Rosa, uma construção que remonta ao século XIV, e que representa o legado da Ordem do Hospital na região. No final de agosto acontece o Festival do Crato.
- Alpalhão é famoso pelos seus painéis de azulejos que adornam as fachadas das casas.
- O castelo de Amieira do Tejo oferece uma vista panorâmica sobre o rio Tejo e os olivais. A proximidade com o rio permite a prática de atividades aquáticas.
- Também Portalegre, capital do distrito, é uma cidade que merece ser explorada. As suas ruas estreitas e os seus espaços verdes oferecem um agradável passeio.
O que comer em Nisa: dos salgados aos doces

Um dos destaques da gastronomia é o queijo de Nisa, um queijo de ovelha semi-duro, de sabor intenso e ligeiramente picante, que possui Denominação de Origem Protegida (DOP). Este queijo é servido como entrada ou utilizado em diversas receitas da região. Além do queijo, Nisa é famosa pelos seus enchidos, como a linguiça e o paio.
Destaca-se também a sopa de cação, uma sopa feita com postas de cação, pão, alho, louro e coentros. Outra especialidade local é o ensopado de borrego, que leva carne de borrego cozida lentamente.
Para os amantes de doces, as boleimas, uma espécie de bolo recheado com maçã, canela e amêndoa, são uma sobremesa que não podes perder.
Como chegar a Nisa?

Situada no coração do Alto Alentejo, Nisa é acessível através de vários meios de transporte.
- Carro. Nisa está bem ligada por várias estradas nacionais. A partir de Lisboa, pode-se seguir pela A1 até Torres Novas e depois pela A23 em direção a Abrantes, seguindo pela N243 até Nisa.
- Autocarro. Quem prefere os transportes públicos pode optar por autocarros que ligam Nisa a outras cidades do país. Existem serviços diários desde Lisboa e Porto até Nisa.
Viver em Nisa
Morar em Nisa é aliar a tranquilidade à proximidade com a natureza. A vila oferece um ambiente acolhedor e seguro, proporcionando aos seus residentes uma vida tranquila, rodeada por paisagens naturais e um clima ameno. A qualidade de vida elevada, com acesso a serviços essenciais e um ritmo de vida mais calmo fazem com que viver em Nisa seja uma ótima escolha.
Para poder comentar deves entrar na tua conta