Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

O que levar na mala de viagem este verão: coisas que não podem faltar

Preparar a mala de viagem para ir de férias pode ser um verdadeiro desafio. Deixamos-te algumas dicas sobre o que deves levar (e como arrumar).

Como preparar a mala de viagem para as férias
Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash
Autor: Redação

Viajar de avião, de carro ou transportes implica sempre ter de fazer a mala de viagem. E a verdade é que esta tarefa pode ser um verdadeiro desafio. Tendemos sempre a querer levar mais coisas do que na realidade precisamos e, muitas vezes, acabamos por nos esquecer de outras que poderiam fazer toda a diferença.

As dúvidas sobre o que levar, em que quantidades e ainda como ter espaço para trazer recordações do destino, podem criar o pânico. Mas para que nada fique esquecido, deves planear a viagem e fazer uma lista do que levar.

Mesmo em tempos de pandemia, há destinos seguros para os quais podes viajar. E à medida que se aproxima a data de partida, é hora de saber o que levar na mala para as férias. E como queremos que nunca mais tenhas dificuldade para arrumar a mala de viagem, deixamos-te nove dicas infalíveis para que possas chegar ao destino sem deitar as mãos à cabeça.

Como arrumar a mala de viagem
Photo by STIL on Unsplash

Como arrumar a mala de viagem para as férias de verão?

  • 1. Escolher o tipo de mala de viagem

Pode parecer óbvio, mas o tipo e tamanho de mala são importantes. Se a viagem que vais fazer implica andar de avião, uma mala de viagem com rodinhas pode ser uma melhor opção por se tornar mais fácil de transportar. Se por acaso vais viajar de carro, podes optar, por exemplo, por arrumar as coisas em mochilas ou sacos de viagem.

  • 2. Fazer um plano da viagem

Não vale a pena colocar na mala de viagem tudo o que usas no teu dia a dia. Antes de começar a fazer a mala para a viagem é importante pensares nestas questões:

  • Duração: Quantos dias vais passar no destino?
  • Clima: Vais para um lugar quente ou frio?
  • Atividades: Que tipo de atividades pensas fazer?

Ao responderes a estas questões será mais fácil perceber o que precisas realmente de levar e separar as peças de roupa e escolher o calçado mais adequado.

Preparar a mala de viagem com o essencial
Photo by Debby Hudson on Unsplash
  • 3. Optar por conjuntos

O ideal é saberes que roupa vais vestir e combinar os 'looks' entre si. Opta por peças de cor neutra e tenta fazer os conjuntos que vais querer usar em cada dia. Se não sabes a quantidade de roupa que deves levar, segue a seguinte fórmula: duas peças superiores para cada peça inferior ou seja, duas t-shirts para um par de calças.

  • 4. Arrumar a roupa em rolinhos ou camadas?

Aqui a resposta é simples: é como mais te agradar. Há quem prefira fazer rolinhos de roupa e encaixá-los entre si e, contrariamente ao que possas pensar, a roupa não fica muito amarrotada.

Também podes optar por arrumar a roupa por camadas, as mais pesadas e grossas devem ficar no fundo, evitando amarrotar as mais leves. A ideia é dobrar o menos possível para economizar espaço. Seja qual for a tua opção, não te esqueças de colocar um saco para a roupa suja.

  • 5. Calçado e roupa interior

Há quem prefira levar o calçado separado, mas também é possível arrumá-lo na mala de viagem em redor da roupa quase como se fosse uma barreira. Dentro do calçado podes aproveitar para colocar as meias. A restante roupa interior pode ser colocada pelo espaço disponível nas margens da mala ou nas bolsas laterais.

  • 6. Produtos de higiene, maquilhagem e primeiros socorros

Os produtos de higiene e maquilhagem nunca podem faltar, mas são facilmente esquecidos por fazerem parte da nossa rotina diária e, por vezes, nem nos apercebermos da sua importância. A quantidade deve ser ajustada, mais uma vez, à duração da viagem e deves optar por colocá-los em bolsas ou 'necessaires' com embalagens próprias para evitar que vertam. 

Esperemos que não precises deles, mas é importante lembrar-te de levar alguns medicamentos simples como pensos, ou uma carteira de comprimidos para a dor de cabeça. Tens kit’s de primeiros socorros preparados para viagens que são uma boa alternativa.

O que levar na mala para as férias
Photo by Arnel Hasanovic on Unsplash
  • 7. Documentos

Antes de viajar não te esqueças de verificar que todos os documentos se encontram válidos. Caso encontres algum problema, fica a saber que já podes resolver essas questões burocráticas a partir de casa. É ainda importante lembrar que devido à pandemia que vivemos, alguns países já exigem certificado digital, podes saber como funciona e para que serve aqui.

  • 8. Tecnologia

Nesta categoria entram todos os equipamentos eletrónicos que pretendes utilizar. Para além do 'smartphone', há quem prefira registar as férias com a máquina fotográfica. Podes também querer levar o computador ou 'tablet' para ver as tuas séries/filmes favoritos ou ler um livro em formato digital.

Todos estes equipamentos precisam dos respetivos carregadores e é importante que te informes se para o destino que vais precisas de algum tipo de adaptador. Procura acondicionar estes equipamentos em peças de roupa ou levá-los numa mochila à parte evitando que sofram quedas ou pressões.

Levar uma mochila para as férias
Photo by Andrew Neel on Unsplash
  • 9. Levar uma mochila

Esta dica é importante principalmente se fores viajar de avião. Aqui devem estar todos os documentos necessários, algum dinheiro, os artigos mais frágeis ou de maior valor e podes ainda adicionar um livro e os 'phones'.

Com a mala pronta para as férias de verão e a certeza de que nada fica esquecido, resta-nos desejar-te uma ótima viagem.