Desde concertos ao ar livre, a exposições ou locais históricos para visitar. Conhece a agenda cultural para estas férias de verão.
Comentários: 0
Agenda cultural: o que fazer este verão de norte a sul do país
Photo by Elio Santos on Unsplash

A pandemia obrigou, mais uma vez, ao cancelamento de inúmeros eventos programados para o verão. Apesar disso, ainda há muitas alternativas e opções gratuitas de coisas que podes fazer, desde concertos ao livre, a exposições, ou até locais históricos para visitar. O idealista/news preparou uma agenda cultural de verão para todos os gostos, com várias dicas sobre o que fazer estas férias de norte a sul do país.

Assim, e para que saibas o que acontece este verão, deixamos-te algumas sugestões culturais que estão a decorrer em Lisboa, Porto e Faro.  Algumas têm data marcada (para já) e outras poderás visitar sem compromisso.

Agenda cultural Lisboa

  • Cordoaria de Lisboa

Apresenta uma exposição que reúne o trabalho de 40 artistas portugueses em mais de 200 desenhos feitos entre 1900 e 2020. Pode ser visitada até ao dia 23 de agosto de 2021.

  • Museu Calouste Gulbenkian

Para lá dos bonitos jardins abertos ao público, o museu abriu portas para receber a maior exposição do artista chinês Ai WeiWei que decorre até ao dia 23 de novembro de 2021.

  • Museu do Dinheiro

É na Baixa Lisboeta e com entrada gratuita, que os visitantes podem percorrer, através de uma visita interativa, a história e evolução do dinheiro, aberta ao público de quarta a sábado entre as 10h00 e as 18h00.

Férias em Lisboa
Photo by Håkon Grimstad on Unsplash

  • Museu de Arte Contemporânea

As noites de música ao vivo regressam e durante o mês de agosto poderás desfrutar de vários concertos ao ar livre em Lisboa, mais precisamente, no Museu de Arte Contemporânea, recentemente reabilitado.

As entradas são gratuitas, mas limitadas devido às normas da DGS (Direção Geral de Saúde), por isso, se quiseres ir a algum destes espetáculos terás de levantar o teu bilhete, no local do evento, até as 17h00.

  • Conhecer a cidade no elétrico 28

Uma viagem que começa no Martim Moniz e termina no Largo dos Prazeres, conta com um percurso em que descobrirás recantos escondidos de uma Lisboa antiga, passando por lugares emblemáticos como o bairro da Graça e o bairro de Alfama.

  • Jardim Botânico de Lisboa

No Príncipe Real, existe um espaço com cerca de 4 hectares de área verde, para parar e respirar ar puro. Classificado como Monumento Nacional desde 2010, alberga cerca de 1500 espécies botânicas (algumas raras) dos quatro cantos do mundo. Está aberto todos os dias e ao domingo de manhã a entrada é gratuita.

Agenda Cultural Porto

  • Museu Nacional de Serralves

Na galeria do museu pode ser visitada a exposição Barber-Shop construída com desenhos recentes de Gonçalo Pena. Tem mais de 500 desenhos a lápis de cor, tinta da china e grafite e pode ser visitada até 10 de outubro de 2021.

Férias no Porto
Photo by André Lima on Unsplash

  • Museu Nacional da Imprensa

Está aberto todo o ano e procura preservar um dos maiores espólios de artes gráficas. Tem uma exposição permanente chamada “Memórias Vivas da Imprensa” que permite conhecer a história e relíquias de tempos passados.

  • 11º Festival Porta-Jazz

Decorre nos jardins do Palácio de Cristal, de 23 a 25 de julho e conta com a participação de 60 músicos que apresentam uma estética musical que vai desde o jazz tradicional, ao total improviso passando ainda pela música contemporânea.

Os concertos são ao ar livre e a entrada é gratuita para todos, mas o número de pessoas que pode estar no espaço é limitada.

  • Jardim Botânico do Porto

É através do Magical Garden que podes embarcar numa viagem inesquecível e, imagina só, um mundo de dinossauros iluminado. É um percurso com mais de um quilómetro onde vais entrar noutra dimensão cheia de sons ambiente, luz e cor que te proporcionará uma experiência sensorial única.

As crianças até aos 3 anos têm entrada gratuita, mas para as famílias e residentes no concelho do Porto há preços reduzidos.

Agenda Cultural Faro

  • Museu de Portimão

A exposição “Ouvir o Oceano” está disponível até 14 de novembro e procura chamar a atenção para a importância de preservar a beleza e biodiversidade dos Oceanos, evitando a sua degradação e poluição.

  • Igreja do Carmo e Capela dos Ossos

A aparência sóbria do exterior esconde a decoração em talha dourada e os azulejos azuis que compõem o interior. É um dos símbolos da capital do Algarve e alberga nas suas traseiras a famosa capela dos ossos construída em 1816, onde à entrada se pode ler: “Pára aqui a considerar que a este estado hás-de chegar”.

Férias no Algarve
Photo by Humphrey Muleba on Unsplash

  • Teatro das Figuras

O evento Figuras à Rampa foi remarcado e vai decorrer de 30 de julho a 27 de agosto. Este evento junta, em cinco concertos únicos, artistas nacionais consagrados e artistas locais emergentes. A entrada é paga, mas os concertos são ao ar livre, na rampa do Teatro das Figuras.

  • Ruínas Romanas de Milreu

Conta com alguns dos vestígios mais bem preservados da região, que datam do Império Romano. A vila Romana de luxo incluía um grande templo e banhos termais, onde os mosaicos de peixes ainda são perfeitamente visíveis.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta