
É possível transformar uma ruína numa casa de sonho: mesmo que se esteja a quilómetros de distância do local das obras e não se fale uma única palavra da língua local. Meredith Tabbone, uma consultora financeira de 46 anos de Chicago, conseguiu fazê-lo em Sambuca di Sicilia, na zona de Agrigento, em Itália. Meredith comprou uma casa por 1 euro online, expandindo-a com a adição de outras casas compradas mais tarde a preço de mercado.
Uma restauração profunda que se tornou viral, já que Meredith documentou tudo no Tik Tok e no Instagram, colecionando milhares de seguidores. A consultora explicou como tudo aconteceu numa entrevista ao idealista/news.

Como descobriu a possibilidade de poder comprar uma casa por 1 euro em Sambuca di Sicilia, no coração da ilha, vivendo em Chicago?
Li um artigo no site da CNN e fiquei a saber dessa possibilidade. Sicília, onde eu nunca estive antes, é a terra da minha família, porque o meu bisavô era originário de Sambuca di Sicilia. E então decidi comprar a casa.

Vamos falar sobre a renovação. Como mudou a casa? Conte-nos como a encontrou e como está agora.
Bem, inicialmente o prédio nem sequer estava equipado com água corrente e eletricidade. Chegou a ter o telhado coberto de amianto. A casa media 70 metros quadrados (m2), era muito pequena. Então comprei - a preço de mercado, desta vez - três casas e uma garagem dos vizinhos. E comecei o trabalho.

Qual o tamanho da nova casa?
Existem agora 19 divisões, incluindo 4 quartos, 5 casas de banho, um spa, uma adega, dois grandes terraços com cozinha exterior, sala de estar e sala de jantar.
Qual foi a parte mais difícil de toda a jornada?
Definitivamente a gestão do projeto, como um todo.

Como conseguiu uma reforma na Sicília enquanto estava do outro lado do mundo, em Chicago?
Eu tinha uma equipe de quatro moradores. Infelizmente, nenhum deles falava inglês, e isso era uma desvantagem: mas durante as várias etapas eles enviavam regularmente fotos do andamento das obras no WhatsApp.
Quanto tempo demorou o projeto?
Comprei a casa em 2019, terminei a obra em outubro de 2023.

Não teve problemas com a burocracia italiana?
Não, tenho que dizer que não tive nenhum tipo de problema.
A renovação ficou muito popular nas redes sociais, com mais de 28 mil seguidores de todo o mundo no TiK Tok - mas muitos outros também no Instagram - que viram os vídeos, comentaram as fotos, deram conselhos. Como explica isso?
Acredito que há muitas pessoas por aí que partilham um sonho semelhante ao meu: ter uma casa em Itália. Contar a história da minha renovação de uma forma muito honesta e detalhada, sem filtros, foi uma forma de fazer com que as pessoas soubessem que essa é uma possibilidade real. E que poderiam fazer a mesma coisa.

É um investimento para gerar rendimento ou vai continuar a dar-lhe uso privado?
É a minha casa dos sonhos, eu projetei-a para uso particular.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta