Comentários: 0
Dezembro volta a trazer prestação da casa mais baixa - sobretudo para Euribor a 12 meses
autorizado

A prestação da casa volta a ser revista em baixa no mês de dezembro, com um novo mínimo histórico. A poupança será maior para as famílias com contratos de crédito à habitação indexados aos períodos mais alargados da Euribor, ou seja 12 meses. Esta é a primeira vez este ano que vão beneficiar do atual cenário de baixas taxas de juro. 

No caso de um empréstimo no valor de 100 mil euros a 30 anos, e com um spread de 1%, os encargos mensais vão reduzir-se em 7,08 euros passando a prestação da casa a ser de 318,25 euros mensais, segundo contas feitas pelo Eco.

Ainda ainda será pouco significativo o número de famílias a beneficiar deste desconto. Apesar de muitos bancos já a estarem a privilegiar a Euribor a um ano quando os clientes optam por taxas variáveis, na concessão de novos empréstimos, o número de contratos com este indexante é ainda o menos representativo em Portugal - a grande maioria é a seis e três meses.

Nestes casos de indexantes com prazos mais curtos, a poupança será menor. Um empréstimo com taxa a seis meses verá a prestação baixar 1% agora em dezembro para 311,9 euros - ou seja, menos 3,17 euros, calcula o jornal.

Nos empréstimos associados à Euribor a três meses as últimas revisões têm significado alívios nos juros cada vez menores. Agora em dezembro, a poupança será de apenas de 67 cêntimos por mês, com os encargos mensais a baixarem para os 307,46 euros (menos 0,2% face à anterior revisão) ao longo dos próximos três meses.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta