Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Deco Alerta: Será que a minha prestação da casa foi bem revista?

Gtres
Gtres
Autor: Redação

A prestação da casa tem vindo a descer nos últimos tempos, o que é uma boa notícia para quem pediu dinheiro emprestado ao banco. E a tua mensalidade também caiu? E será que a prestação foi bem revista? Explicamos-te tudo no artigo de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Envia a tua questão para a Deco, por email para gcabral@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Tenho um crédito à habitação e gostaria de saber se a minha prestação foi bem revista. Podem esclarecer esta dúvida?

Caro leitor respondendo à tua dúvida, informamos-te que a prestação é calculada quando contratas o crédito e, posteriormente, a cada revisão, dependendo do prazo do indexante. Se o empréstimo estiver indexado à Euribor a 3 meses, a prestação é revista de 3 em 3 meses.

A maioria dos créditos à habitação em Portugal tem taxa de juro variável, indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses. O prazo mais comum é de 6 meses.

Como as oscilações do indexante obrigam à revisão das prestações, é essencial perceber como é feita a atualização, para poder detetar eventuais erros de cálculo.

No extrato com o valor da nova prestação, consulta o montante ainda por pagar e a taxa de juro (se o spread e o indexante estiverem separados, soma-os). 

Para fazer a simulação, precisas ainda do prazo em falta para o final do crédito: se não estiver mencionado, subtrai o número de prestações já pagas ao número de meses do empréstimo. Por exemplo, para um prazo inicial de 240 meses e 27 prestações pagas, calcula 240-27=213.

Aproveitamos para esclarecer os leitores sobre a diferença entre a taxa fixa e a variável. A fixa não se altera no período estabelecido entre o cliente e o banco e a taxa variável é mais usual nos contratos de crédito à habitação. Regra geral, é indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses e revista trimestral, semestral ou anualmente, respetivamente.

Se pretenderes consultar o valor da Euribor podes consultar a média mensal da Euribor no portal do cliente bancário, da responsabilidade do Banco de Portugal. 

Informa-te em: http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/credito-habitacao/simule-e-poupe/credito-a-habitacao-a-minha-prestacao-foi-bem-revista